segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

FATOS DATADOS (AV)


OS 366 DIAS DE BRASÍLIA,
DO BRASIL E DO MUNDO

23 DE FEVEREIRO DE 2015

*A mudança da Capital Federal para o interior do Brasil é, finalmente, incluída na Redação Final da primeira Constituição Republicana, em 1891. Nascido da Emenda  Lauro Muller, o Artigo 3º estabelece que fica reservada “uma área de 14.400 quilômetros quadrados no Planalto Central” para servir de território à futura Capital.

* Em 1958, as duas melhores boates da Cidade Livre, hoje Núcleo Bandeirante, são a Night Day e a Tirolesa. Existia outra na 2ª. Avenida. E outras em pontos isolados.

* Em 1960, o presidente Eisenhower, dos Estados Unidos, visita Brasília, ainda em final de construção. Ao saudá-lo, o Presidente Juscelino Kubitschek refere-se à obra de edificação da nova Capital, enfatizando: “Teríamos faltado a Deus, que nos legou patrimônio tão grande, se não o valorizássemos com o nosso trabalho!”.

* Noutro momento do seu discurso, JK diz a Eisenhower: “Este solo recém desbravado, que Vossa Excelência pisa, pela primeira vez, é uma zona crítica na guerra que decididamente levamos a efeito em favor de um destino melhor para o nosso povo”.

* A Fundação Assis Chateaubriand é criada, em 1989, pelos condôminos dos Diários. Projetos e obras em educação, cultura, esporte, turismo e memória.

* A Embaixada do Marrocos é inaugurada, em 2006, na Quadra 801 da Avenida das Nações. *  Em 1965 é fundada a Loja Maçônica Obreiros do Planalto completa.

*  Crise abala governo de Nicolas Maduro, na Venezuela, com manifestações nas ruas,  em 2014. Em 2015, mantém-se o mesmo quadro.

* Ano letivo Brasília-2015 começa hoje, porém com assembleia dos professores. Perspectiva de greve por falta de pagamento de salários 2014 e 13º salário.

* Hoje é dia de cumprimentar  Sérgio Paulo Rouanet,  escritor carioca. A Lei de Incentivo à  cultura tem o seu nome. Membro da  Academia Brasileira de Letras.

* Hoje é o Dia Nacional do Rotary e do rotariano. * Nacional da Guiana. * Veneração a São Policarpo. * Data do nascimento de Edmeia Ribeiro  Pinto, Isaura Azevedo, Iolanda Gomes, Rosany Ribeiro,  Marcio Palhares, Iolanda Gomes, Rogéria de Ipanema, Mayra Rodrigues e Elizene Ferraz.



Adirson Vasconcelos
Cearense radicado em Brasília-DF
Advogado – Jornalista – Escritor – Poeta Professor
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do DF, da Academia de Letras de Brasília, 
da Academia Maçônica de Letras do DF, da Academia de Letras e Artes do Planalto, 
da Academia Taguatinguense de Letras, da Casa do Poeta Brasileiro – Br.  
adirson@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário