quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

FATOS DATADOS (AV)

OS 366 DIAS DE BRASÍLIA,
DO BRASIL E DO MUNDO


13 DE FEVEREIRO DE 2015

O Papa Bento XVI anuncia, em 2013,  o seu propósito de renunciar ao Papado, alegando “perda do vigor do corpo e do espírito” e sua “incapacidade para administrar bem o Ministério”. Surpresa geral,  mas, ao mesmo tempo,  respeito e gratidão. Ele sabe o que é melhor para ele e para a Igreja.  Especula-se que o seu médico o recomendara a não mais fazer viagem transatlântica. Anuncia que deixará o Papado em 28 de fevereiro, às 17 horas (hora de Brasília).

A Comissão do Distrito Federal no Senado é presidida, em 1971,  pelo senador Catete Pinheiro. * Em 1974, é inaugurada a Embaixada da Dinamarca. Projeto de Jorgen Bo. * Em 1975, Lula é eleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo – SP. * No Carnaval de 2013, o êxito do  Galinho da Madrugada (frevo) e o irreverente Pacotão. Na Passarela da Alegria, o Desfile das Escolas de Samba.

* Brasília perde dois bons pioneiro, em 2015: o médico João Christovão Palmieri e o ministro João Nogueira de Rezende. * Explosão em navio da Petrobras. * PMDB conversa com empresariado brasileiro sem presença do Governo. * Varejistas preocupados com recessão, em 2015. * Dólar sobre para R$ 2,874. * Lucro do BB cai 28, 6%, em 2014. * O ensino básico de Brasília, que era modelo nacional na década de 60  em 2015 é reprovado na Prova Brasil. * Orquestra Sinfônica de Brasília abre temporada 2015, sob a regência de Cláudio Cohen e homenageando Dom João Bosco.

Nasce Raimundo Magalhães Júnior, em 1907, no interior do Ceará, em Ubajara. Jornalista, teatrólogo e historiador.  Autor de Rui, o Homem e o Mito. Em 1956, ingressa na Academia Brasileira de Letras. * O dia 12 marca um outro nascimento importante, em 1809: o presidente  Abrahão Lincoln, responsável pela abolição da escravatura nos Estados Unidos e pelo fim da guerra civil.  * Também, o nascimento do cantor e compositor carioca Martinho da Vila.

Veneração a Santa Eulália e São Julião. * Data do nascimento de Emerson Ribeiro Mendes, Jéssica Penha Carvalho, Bem-Hur Reis de Carvalho, Isabelle Mara, João Batista Medeiros, Ives Gandra Martins e Maria Diniz. 
Adirson Vasconcelos
Cearense radicado em Brasília-DF
Advogado – Jornalista – Escritor – Poeta Professor
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do DF, da Academia de Letras de Brasília, 
da Academia Maçônica de Letras do DF, da Academia de Letras e Artes do Planalto, 
da Academia Taguatinguense de Letras, da Casa do Poeta Brasileiro – Br.  
adirson@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário