segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

FATOS DATADOS (AV)

09 DE FEVEREIRO


*A notícia que divulgamos pela Agência Meridional, dos Diários Associados, em 1959,  retrata bem, até hoje, o conflito entre policiais da GEB-Guarda Especial de Brasília e operários da Construtora Pacheco Fernandes, construtora do Palácio da Planalto. Acrescente-se, naturalmente, os detalhes e desdobramentos ocorridos face ao inquérito policial e ao processo judicial consequentes à ocorrência.


* A primeira informação do fato me é dada, em frente ao Hotel Souza, na Cidade Livre, hoje Núcleo Bandeirante, pelo comerciante Gileno Andrade, diretor da Associação Comercial. Fonte confiável.  Mas, já circula, de boca em boca. No Hospital do IAPI, o HJKO, as vítimas, todas,  são atendidas na Emergência e periciadas por dois médicos legistas: o major médico João Batista Palmieri e Alberto Pimentel Cardoso. De pronto, o Corregedor Arquelau Gonzaga pede a prisão de todos os 27 policiais envolvidos na diligência para averiguação e abertura do competente inquérito policial. O general Chefe de Polícia, Osmar Soares Dutra, determina o recolhimento de todos os policiais envolvidos ao Quartel da 6ª. CGE, ao lado do  Palácio da Alvorada. O  promotor Antonio Ricardo Nunes Leite, faz a denúncia judicial. A Corregedoria  promove o inquérito, cumprindo todas as suas fases. O Juiz da Comarca, com sede em Planaltina,  o juiz Lúcio Batista Arantes, preside o processo judicial até a criação, em 1960,  da 1ª Vara Criminal do TJDFT, onde é concluído e, depois, arquivado.


*A única vítima fatal é o operário Evaristo Soares Brandão, cuja memória recordamos e reverenciamos. * Ao contrário dos “três caminhões de cadáveres da Pacheco Fernandes”, como aludem alguns – saíram, sim, três ou quatro caminhões com mais de 40 trabalhadores acidentados no conflito para socorro e exame de corpo de delito no Hospital do IAPI. Dos 48 acidentados, três são atingidos por arma de fogo: Antônio de Souza, Antônio Ubaldo de Morais e Francisco Clemente dos Santos. Os demais, escoriações e hematomas. * Morre Ary Barroso, em 1964. Autor de Aquarela do Brasil.

* Hoje é o Dia do Zelador.  * Veneração a  Santa Apolônica, Padroeira dos Dentistas. * Data do nascimento de  Victor Civita, Cida Campos Meireles, Maria do Carmo M. Cunha, José Gonzaga de Souza e Maria Alcântara.

Adirson Vasconcelos
Cearense radicado em Brasília-DF
Advogado – Jornalista – Escritor – Poeta Professor
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do DF, da Academia de Letras de Brasília, 
da Academia Maçônica de Letras do DF, da Academia de Letras e Artes do Planalto, 
da Academia Taguatinguense de Letras, da Casa do Poeta Brasileiro – Br.  
adirson@bol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário