sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

FATOS DATADOS (AV)

OS 366 DIAS DE BRASÍLIA,
DO BRASIL E DO MUNDO


20 DE FEVEREIRO DE 2015

* Tive um dia rico de aventuras! Acredito que há muito tempo não me acontecia tanta coisa diferente em tão curto lapso de tempo – esta, a abertura, em 1960,  do texto escrito pelo jornalista Assis Chateaubriand momentos antes de deixar Brasília e sentir, no avião, o mal-estar que o imobilizaria pelo derrame cerebral. * Na mesma matéria, acrescenta dr. Assis: “Não desejava voltar a Londres sem ver os dois prédios, que construímos, vertiginosamente, para a TV Brasília e para o jornal Correio Braziliense, que irão aparecer, um e outro, a 21 de abril de 1960”.

* Durante a visita do presidente Eisenhower ao Brasil, os jornalistas de todo o mundo terão condições de transmitir, diretamente da futura Capital, até mil palavras por dia, cada um  revela, em 1960,  o ministro Amaral Peixoto, da Viação.

* Lamentável que, em 1997, garotos de classe média tenham ateado fogo ao índio pataxó Galdino de Jesus, que dormia num banco de parada de ônibus, em Brasília.

*Uma pernambucana-candanga conquista, em Mulher Imprensa 2013,  o Troféu Diretora de Redação-Editora: Ana Dubeux, editora-chefe do  Correio Braziliense.

* Monsenhor Marcony é nomeado Bispo Auxiliar de Brasília pelo Papa Francisco, em 2014. Menino da Vila Planalto e ordenado  padre em Brasília.

* Gênio Bianchetti deixa-nos em 2014. Uma vida dedicada às artes. Lecionou na UnB.

* Brasil terá recessão longa e mais arrocho – diz Correio Braziliense, em 2015. E mais: CPI da Petrobras mira Ministro da Justiça. * MP pede bloqueio de bens do ex-governador Agnelo Queiroz. * Situação é calamitosa – diz Secretária Leany Lemos, do GDF.

* Petrópolis dá ao Brasil, em 1896, um dos seus filhos mais ilustres: Cornélio Pena. Autor de Romances Completos. O crítico Adonias Filho o exalta.

* Hoje é Dia Mundial da Justiça Social. * Veneração a Santa Margarida de Cortona. * Data do nascimento de Kael Garcês VascoNcelos, neto muito querido. Também do senador Cristovam Buarque, de Zair Cançado, Pietro Maria Bardi, Estácio de Sá, Silvana  Cirilo de Sá,  João Herculano, Maria do Socorro Carvalho, Valdemar Lima, Oswaldo Pullen e Iguaciane Campos.

Adirson Vasconcelos
Cearense radicado em Brasília-DF
Advogado – Jornalista – Escritor – Poeta Professor
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do DF, da Academia de Letras de Brasília, 
da Academia Maçônica de Letras do DF, da Academia de Letras e Artes do Planalto, 
da Academia Taguatinguense de Letras, da Casa do Poeta Brasileiro – Br.  
adirson@bol.com.br

Um comentário:

  1. Muito obrigada>sinto orgulho em um dia ter trabalhado ao lado do Senhor. Abraços Iguaciane Campos

    ResponderExcluir