quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

FATOS DATADOS (AV)

OS 366 DIAS DE BRASÍLIA,
DO BRASIL E DO MUNDO

26 DE FEVEREIRO DE 2015

* O Presidente Juscelino Kubitschek manda, em 1957, que a Novacap reserve uma área de 60 hectares, em Brasília, para a instalação de um Colégio Militar. * A ligação ferroviária de Brasília com o Rio de Janeiro e São Paulo é incrementada pelo Departamento Nacional de Estradas de Ferro, DNEF, em 1959. O trecho para fazer toda a interligação é a linha férrea Brasília-Pires do Rio, em Goiás.

* Em 1981, a Comissão do Distrito Federal no Senado é presidida pelo senador Lourival Batista. Os senadores Murilo Badaró e Saldanha Derzi também integram a Comissão.

* É instalada a Assembleia Nacional Constituinte, em 1987, para elaborar a nova Carta Magna do Brasil. Presidente, o deputado Ullises Guimarães.  Em 1988, o País vê aprovada e promulgada a nova Carta Magna que se denomina “Constituição Cidadã”.

* A Orquestra Sinfônica de Brasília tem um concerto dedicado a Mozart, em 2013. O maestro Cláudio Cohen cede a batuta ao seu colega  João Carlos Martins.

 * Petrobras pode levar o Brasil ao rebaixamento, em 2015.  Ela já está rebaixada. Fazenda promete mais aumento de tributos. * Lula em Brasília para viabilizar pacote do arrocho. * Professores em greve radicalizam. * BC diz que juros do Cartão de Crédito é de 334%, quase 1% ao dia. * Mais benefícios para deputados, incluindo as esposas, que podem viajar por conta da Câmara. * Associação Nacional de Escritores, a ANE, reabre temporada 2015 das Quintas Literárias.

* Venceslau Brás nasce em 1868.  Presidente da República. * Também, dois nomes ilustres das letras: Evanildo Cavalcante Bechara e Cícero Sandroni. Ambos da Academia Brasileira de Letras. * Em 1920, o  carioca José Mauro Vasconcelos.   * Na França, nasce Victor Hugo, em 1802. O mais célebre poeta francês do Século 19.




 
Adirson Vasconcelos
Cearense radicado em Brasília-DF
Advogado – Jornalista – Escritor – Poeta Professor
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do DF, da Academia de Letras de Brasília, 
da Academia Maçônica de Letras do DF, da Academia de Letras e Artes do Planalto, 
da Academia Taguatinguense de Letras, da Casa do Poeta Brasileiro – Br.  
adirson@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário