sábado, 18 de agosto de 2018

COLUNA VICENTE ALENCAR - 1318 (17.08.18)



VICENTE ALENCAR
COLUNA 1318
17 DE AGOSTO DE 2018
SEXTA-FEIRA

FORTALEZA
Capital Brasileira do Artesanato

CEARÁ
Terra onde nasceu Gustavo Barroso

NORDESTE
O maior destino turístico do Brasil

BRASIL
Um país que espera o fim das negociatas do voto



A TROVA ALEGRA A VIDA
Nas tardes calmas de estio,
cigarras, que afinidade, 
passamos horas a fio
cantando a mesma saudade.

Fernando Câncio de Araújo
(Saudoso Presidente da UBT Fortaleza)

QUANDO DOS FESTEJOS 
dos 124 anos de fundação da Academia Cearense de Letras, ontem à noite (16.08), foram homenageados com a Medalha Barão de Studart Ana Maria Nogueira Studart (esposa do empresário Beto Studart), o Executivo Geraldo Luciano, Vice-Presidente do Grupo Dias Branco, e o Chanceler Edson Queiroz Neto, do Grupo Edson Queiroz. 

O MÉDICO LÚCIO ALCÂNTARA,
ex-governador do Estado do Ceará e atual Presidente do Instituto do Ceará – Histórico, Geográfico e Antropológico, foi distinguido com a Medalha Tomás Pompeu de Sousa Brasil.

FORAM OUVIDOS
os discursos do Prof. Batista de Lima, imortal da Academia Cearense de Letras, fazendo a brilhante saudação aos homenageados, com Edson Queiroz Neto falando em nome de todos eles e do Ministro Ubiratan Aguiar.

A VICE-PRESIDENTE
da Academia Cearense de Letras,  a escritora Ângela Gutierrez, também usou a Tribuna comunicando que o próximo dia 23 (quinta-feira, às 17 horas) serão iniciadas as comemorações pelo Bicentenário de nascimento do Senador Tomaz Pompeu de Sousa Brasil, seu trisavô.

UMA REPRESENTAÇÃO 
do Colégio Maria Ester, formada por alunos que integram a Academia de Leitura e Escrita do estabelecimento, esteve presente à solenidade da ACL.





TAMBÉM COMPARECERAM
a Associação Brasileira de Bibliófilos, com seu Presidente José Augusto Bezerra, o Grupo de Estudos do Cangaço no Ceará (Gecc), com seu Presidente Ângelo Barreto, a Academia Cearense de Arte, com seu Presidente Eduardo Oliveira, e a Sociedade Cearense de Geografia e História, com o seu Presidente.

A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
dos Radialistas de Turismo (Abrratur) reunir-se-á as 16 horas deste sábado. A pauta dos trabalhos até o final do ano será revista. Inclusive palestra sobre A Importância da Gruta de Ubajara para o Turismo Cearense estará em destaque.

EVERTON, 
que já foi jogador do Fortaleza Esporte Clube, foi convocado pelo treinador Tite para a os amistosos (2) da Seleção Brasileira, em Setembro. É a primeira vez que o cearense é chamado para envergar a camiseta amarela. Everton atualmente defende o Grêmio, de Porto Alegre.

OUTRO CEARENSE
que integrou a Seleção Brasileira e também foi profissional do Grêmio portoalegrense foi o centroavante Jardel, que integrou a equipe juvenil do Ferroviário, aqui da Barra do Ceará.


COMO JÁ INFORMEI
anteriormente, na noite de hoje, no Auditório Presidente Castelo Branco, da Reitoria da Universidade Federal do Ceará, a posse dos novos membros, em número de cinco, da Academia Cearense de Ciências – ACC. Solenidade será presidida pelo Acadêmico José Albérsio de Araújo Lima.


FRANCISCO NÓBREGA,
o médico e escritor cearense que foi Presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste (Alane), nos confirma a Festa Literária Internacional de Ipojuca, que acontecerá nos dias 27, 28, 29 e 30 de setembro, em Porto de Galinhas (Pernambuco).


LEIA E PRESTIGIE OS AUTORES CEARENSES

1 - LIVRO: Memorial Barbara de Alencar.
     Autor: O Poeta de Meia-Tigela.

2 - LIVRO: Rima Labial - Antologia da Sobrames - 2005.
     Autores: vários.

3 - LIVRO: Por Trás da Janela.
     Autora: Tereza Porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário