quarta-feira, 1 de agosto de 2018

ARTIGO - Parece uma Ilha, mas É Uma Cela (JPG)


Parece uma ilha,
mas é uma cela.
João Pedro Gurgel*



Dizem que a internet ajudou no processo democrático. Que, agora, mais pessoas conseguem ter acesso a mais informações e, assim, traduzir seus anseios políticos e republicanos de maneira mais livre. Mas será que é assim mesmo?

Há algumas semanas, o ex-presidente dos EUA, Barack Obama, em entrevista, mostrou profunda preocupação com a maneira como a web nos “tange” politicamente. Isto porque as redes sociais, em geral, possuem algoritmos, preparados para mostrar aos usuários somente aquilo que eles querem ver. Essa lógica, já admitida por muitos experts da área, estende-se também para anúncios (sim, aqueles do lado da tela), que ficam em sites que acessamos.

Estamos fadados à polarização. Cada vez mais submersos, digital e socialmente, em uma época que deveria primar pela pluralidade e pela discussão honesta de nossos problemas sociais. Mas, ao invés disso, somos os primeiros propagadores de notícias falsas, “memes” infames, e toda sorte de artifícios que nos faz crer na vasta ilha de nossa liberdade política. Quando, na verdade, ela não passa de uma cela.

Precisamos ver mais do que nos é mostrado nessa telinha brilhosa. Existem problemas reais, sensíveis e universais que não vão diminuir ou melhorar com ofensas mútuas no mundo digital. A liberdade que esperamos ter na internet não é tão livre assim. É hora de assumirmos responsabilidades em prol de uma sociedade melhor. Do contrário, vamos tão somente viver e morrer na prisão de nossas ideias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário