quarta-feira, 1 de abril de 2015

FATOS DATADOS (AV)

OS 366 DIAS DE BRASÍLIA,
DO BRASIL E DO MUNDO

31 DE MARÇO DE 2015


* Em 1958, duas expedições científicas observam as obras de Brasília. Uma, da Universidade de Oxford e, outra, da Universidade de Cambridge. Os caras não estão acreditando no que vêem!...

* Adlai Steveson, político americano, vê Brasília, em 1960, um mês antes da inauguração. E exclama: “É a cidade do futuro! Será a cidade mais falada do mundo. Ela (Brasília) será o centro de gravidade dos negócios mundiais, quando o vosso país (o Brasil) tomar o lugar que lhe compete”.

* Em 1964, uma “revolução” é declarada pelas Forças Armadas, à noite, contra a “infiltração comunista no Governo do Presidente João Goulart”. É noticiada a fuga de  Jango e o presidente da Câmara dos Deputados, Ranieri Mazzilli, assume a Presidência da República. Nos anos 1960, 1970 e 1980, o título era revolução; nos anos dos Governos do PT (2004 a 2014) passou a se chamar golpe militar.

* O sociólogo Gilberto Freyre visita Brasília depois da inauguração da cidade, quando a vida gregária já se faz sentir. Levei-o, e a Dona Madalena, para conhecerem  escolas primárias, a chamada  Escola Classe de Brasília, na década de 1960. Encantou-se com os métodos educacionais. Depois, escreveu-me: “...as encantadoras escolas primárias de Brasília, aquelas escolas em que Brasília está se firmando para dar exemplos da ética e da arte da cidadania às demais cidades brasileiras”.

* São fundadas as Lojas Maçônicas Geraldo Rodrigues dos Santos, em 1979, e Virtude e Razão, em 1996.

* Em 2015, uma polêmica em Brasília sobre a construção do Memorial Jango em terreno antes destinado aos Combatentes  Brasileiros na II Guerra Mundial.

* O gaúcho João Neves da Fontoura morre em 1963. Do Governo Vargas e da Academia Brasileira de Letras.
* Hoje é Dia da Integração Nacional, da Saúde e da Nutrição. * Veneração a São Benedito. * Data do nascimento de Ronaldo Poletti, Lenine Fiuza, Maria do Socorro Reis, Carla Ponce, Jane Carol Azevedo, Miguel Von Behr, Paulo Renan, Aluízio R.dos Santos, André Ará, Talitta Valerio e Luiz Felipe Alcantara.


 Adirson Vasconcelos
Cearense radicado em Brasília-DF
Advogado – Jornalista – Escritor – Poeta Professor
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do DF, da Academia de Letras de Brasília, 
da Academia Maçônica de Letras do DF, da Academia de Letras e Artes do Planalto, 
da Academia Taguatinguense de Letras, da Casa do Poeta Brasileiro – Br.  
adirson@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário