sábado, 30 de abril de 2016

CRÔNICA - Não Dá Pra Ser Feliz (HE)



NÃO DÁ PRA SER FELIZ
Humberto Ellery*


Sugiro que leiam este texto ouvindo “Guerreiro Menino”, do inesquecível Gonzaguinha, que fiz adicionar acima. Estou escrevendo enquanto ouço o terrível lamento: “Não dá pra ser feliz, não dá pra ser feliz, não dá pra ser feliz, não dá pra ser feliz...

Um Homem também chora, menina morena / Também deseja colo, palavras amenas /Precisa de carinho, precisa de ternura /Precisa de um abraço da própria candura.

Assistindo à reunião da Comissão do Senado que analisa o pedido de impedimento da presidente da República, vendo a emocionada defesa oral da Professora Janaína Pascoal, percebi que ela é uma Grande Guerreira, mas padece do mesmo mal que eu: ela se deixa dominar pelas emoções com muita facilidade. O grande orador deve despertar, induzir emoções, e até fingi-las, mas nunca, nunca se emocionar de verdade.

Guerreiros são pessoas / Tão fortes, tão frágeis / Guerreiros são meninos / No fundo do peito.

O Senador Dario Berger (PMDB-SC) perguntou-lhe se, caso o País estivesse hoje numa excelente situação econômica, com pleno emprego, pessoas felizes, salários justos, os aviões lotados de pobres, as Universidades cheias de estudantes de todas as classes sociais (ensinando pra valer, fazendo pesquisas importantes e praticando extensão), mesmo assim ela teria apresentado o pedido de Impeachment por causa das “pedaladas”.

É triste ver esse Homem / Guerreiro, menino / Com a barra do seu tempo por sobre seus ombros.

A pergunta do Senador Berger faz todo o sentido, pois é óbvio que a dramática situação que hoje nosso País está vivendo, precipitou a tomada de posição do Congresso e do povo contra esse governo estroina, corrupto, mentiroso e incompetente para derrubá-lo através do Impeachment. O Congresso nacional, a imprensa, as redes sociais ampliaram o grito de “Basta!” do povo, o que não haveria em uma situação de bonança.

Eu vejo que ele berra / Eu vejo que ele sangra / A dor que tem no peito / pois ama e ama.

Acontece, meu caro Senador, que não dá para separar a causa do seu efeito (não existe efeito sem causa). Aqui cabe um esclarecimento: a acusação que os petista fazem de que “pedaladas” não são crimes, e que governos anteriores também “pedalaram”, é mais que uma falácia, é mentira deslavada, pois é crime mesmo, tipificado de forma claríssima na Constituição, e só a Dilma “pedalou”.

Pequenos saldos devedores, de dois a três dias de duração, não configuram empréstimos, não são “pedaladas”, porque não têm a finalidade de obtenção de um financiamento forçado junto aos bancos públicos, mas apenas regular a relação contratual entre o Tesouro e o banco prestador do serviço (como fizeram o FHC e o Lula).

O que a Dilma fez, e os outros não fizeram, foi sistemática e deliberadamente deixar de enviar BILHÕES de Reais a esses bancos, durante vários meses,  e exigir que eles suportassem a obrigação do Tesouro com seus próprios recursos. ISSO É EMPRÉSTIMO. ISSO É ILEGAL. ISSO É CRIME!

Direcionou então esses BILHÕES de Reais para outras finalidades de forte impacto eleitoral, enquanto a Indústria, o Comércio e o setor Serviços, por falta de investimentos e de uma política séria de desenvolvimento econômico, fechavam suas portas, mandando milhões de pais-de-família para a rua da amargura. Já são MAIS DE DEZ MILHÕES DE DESEMPREGADOS, e cada desempregado representa uma família às portas da fome, do desespero.

Um homem se humilha / Se castram seus sonhos / Seu sonho é sua Vida / E VIDA É TRABALHO.

O Dolo, a Má-Fé, a intenção deliberada de iludir, enganar, trair o eleitor, fazer o diabo, está muito clara nas dotações do Fies, que contou com bilhões de Reais em 2013, saltou exponencialmente para mais de 12 bilhões de Reais em 2014 (ano da eleição) e voltou a cair para menos da metade em 2015.

Não se pode esquecer que Técnicos do Tesouro Nacional alertaram para a irregularidade no início da bandalheira e foram devidamente “enquadrados” pelo poderoso chefão, o Secretário do Tesouro Arno Augustin, mentor intelectual do crime, mesmo porque a Presidente não tem QI para entender dessas minudências técnicas, acho até que ela, por pura burrice, se acha inocente. Chego a ter pena.

E sem o seu Trabalho / Um homem não tem Honra / E sem a sua Honra / Se morre, se mata.

Eu fiz meu Curso Superior de graça na UFC (já naquela época eu achava isso um absurdo, uma vez que eu tinha condições financeiras para pagar, mas os esquerdopatas continuam entoando a velha cantilena de “escola pública, GRATUITA, e de qualidade”).

Então, meu pensamento se volta para os estudantes pobres que foram obrigados a interromper seus estudos por causa da verdadeira traição de que foram vítimas pela interrupção do Fies. Mataram seus sonhos? Espero que não, rezo para que resistam, que consigam, de alguma maneira, superar essa dificuldade, que seja passageira. Jamais devemos tirar a Esperança de alguém. Pode ser a única coisa que lhe reste.

Não dá pra ser feliz, não dá pra ser feliz,
Não dá pra ser feliz, não dá pra ser feliz...



COMENTÁRIOS:

Difícil mesmo sermos felizes num panorama desses. Por nós mesmos e pelos nossos irmãos carentes. Não dá pra ser feliz...

Altino Farias



Quero registrar o alto padrão literário deste artigo do Ellery, que reúne forma e substância de qualidade.

Rui Martinho Rodrigues




Um comentário:

  1. Difícil mesmo sermos felizes num panorama desses. Por nós mesmos e pelos nossos irmãos carentes.Não dá pra ser feliz...

    ResponderExcluir