sexta-feira, 29 de abril de 2016

RESENHA - Presente ao Cônego Sadoc de Araúco (VM)

REGISTO MEMORIAL (1)

PRESENTE AO CÔNEGO
SADOC DE ARAÚJO(2)
Vianney Mesquita*


Um pouco de filosofia nos afasta da religião, ao passo que muita filosofia a ela nos reconduz. (Antoine RIVAROL – escritor polêmico francês – Y26.06.1753 – V11.04.1801).


Cônego é vocábulo oriundo do Latim canonicu, representativo do sacerdote nomeado por autoridades do clero elevado para constituir, junto a outros pares, o cabido (Latim capitulu), que é o colegiado (ou corporação) ao qual são cometidas tarefas religiosas numa catedral ou sé – sede de uma jurisdição episcopal, arquiepiscopal ou patriarcal da Igreja Católica Apostólica Romana.

Para o exercício desta dignidade, impende necessário o eclesiástico ser condutor de qualidades muito particulares, além daquelas próprias do sacerdote ordenado, vigário, que exerça serviço religioso de coadjutoria ou trabalho ordinário qualquer de organização nas unidades eclesiásticas.

Há muitos anos, o cônego Francisco Sadoc de Araújo é dignitário desse título, tendo vivido com a máxima intensidade seus misteres sacerdotais, sem prejuízo dos ofícios de cidadão secular – por exemplo, como imortal titular da Academia Cearense de Letras.

Em tais atividades, ele se desdobra para deixar à posteridade vasta e substanciosa produção no campo do saber, feito verdadeiro polígrafo, tão bem configurado pelos que lhe traçaram o perfil na seleção de artigos reunidos no livro Cônego Sadoc de Araújo – um Homem Integral.

É tão grande a estima, de tal dimensão a benquerença, que foi imediata a resposta ao pedido do Professor José Teodoro Soares para que as pessoas manifestassem opiniões acerca da sua vida e a respeito da obra material e espiritual por ele edificada.

Eis que uma chuva de artigos regou a boa intenção do Reitor (JTS), que regala o público com esta edição especial, na data em que, por decisão dos órgãos colegiados superiores da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, é entregue à comunidade acadêmica, na Praça dos Fundadores, Campus da Betânia, a herma do Cônego Sadoc de Araújo, fundador da mencionada Academia.

Reportando-me à terminologia de Walter Benjamin, no tempo em que grassa a reprodutibilidade técnica, o busto é a efígie, o simulacru imanotranscendente de um homem que vive em abundância, não se pertence e, evangelicamente, veio à Terra somente para servir, como sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedec, de modo que sua brônzea representação – juntamente à produção fecunda que a cada dia cresce para os pósteros – haverá de romper o tempo e se acumular como fausto da História.

Cônego Sadoc de Araújo – um Homem Integral é mais um capítulo da memória da UVA, de Sobral e do Ceará como um todo, na oportunidade em que se protesta reconhecimento, veneração e respeito a esta pessoa plural em todos os aspectos.

Sobral, 21 de maio de 2000 (Há 16 anos).


1 De caso pensado, empreguei a grafia registo, em Português, forma variante e correta de registro, esta mais usada no Brasil.


2 Texto ligeiramente modificado das guarnições do livro comentado,  publicado em MESQUITA, Vianney. Fermento na Massa do Texto – Apreciações. Sobral: Edições UVA, 2001.


Nenhum comentário:

Postar um comentário