sábado, 23 de abril de 2016

CRÔNICA - Golpe Cucaracha (HE)

GOLPE CUCARACHA
Humberto Ellery*


Resolvi assumir que o Impeachment em andamento no Congresso Nacional, devidamente balizado em seu rito processual pela nossa Suprema Corte, cumprindo rigorosamente os preceitos da nossa Constituição Federal, embasado em denúncia legitimamente exarada por três grandes juristas, ainda assim é mesmo um “golpe”.

Tudo fundamentado em provas concretas, cabais e insofismáveis de crimes de responsabilidade cometidos descaradamente pela Presidente da República, e contando com o apoio explícito e determinado da grande maioria da população espoliada, mas, na realidade, trata-se mesmo de um  “golpe”.

Por que mudo de opinião tão abruptamente? Por uma razão muito simples: a Dilma afirmou ontem (22.04.2016) em Nova York que vai recorrer à cúpula do Mercosul, invocando a chamada “cláusula democrática” daquela organização, que data de 2011 (la cláusula, por supuesto).

A tal cláusula impõe sanções severas aos países membros que assumam qualquer posição antidemocrática, aí incluído o golpe de Estado. E quais as penalidades? É aí que reside meu novo posicionamento em relação ao Impeachment da Dilma.

Vamos às sanções previstas pela “cláusula democrática”: Primeira, expulsão do país do Bloco Econômico (?) Mercosul; segunda, fechamento total das fronteiras terrestres, tráfego aéreo e marítimo; e terceira, corte nas comunicações e no fornecimento de energia, serviços e  abastecimento.


Ora, eu sonho com essas providências desde o dia em que percebi o que é esse tal Mercosul, que só serviu até agora, nas mãos dos petistas, como uma irresistível força de atraso ao nosso comércio internacional!

Já pensaram? Não termos mais nossas fronteiras escancaradas ao tráfico de drogas, armas, contrabando... (coisas em geral permitidas, e até incentivadas, por essa quadrilha do PT?).

Já pensaram? Não termos mais que manter o comércio de energia altamente deficitário que temos com o Paraguai, via Itaipu?

E a compra superfaturada de gás da Bolívia? Se o cocaleiro Evo Morales não nos vender seu gás, vai vender a quem? E a que preço? E as nossa refinarias, que ele nos roubou, em conluio com Lula da Silva?

E os serviços prestados pelos “mais médicos” cubanos, alimentando as burras dos irmãos Castro com verbas do nosso erário? Tudo isso vai acabar se o Brasil for sancionado! 

Parece um sonho. Por isso, para que a cúpula do Mercosul nos ouça, conclamo todos a bradar: VAMOS DAR UM GOLPE!!



COMENTÁRIOS:

Dilma Rousseff teve a ideia brilhante de aparecer na ONU para tratar do clima global, aproveitando para denunciar ao mundo a sua tese farsesca de que está sofrendo um “golpe”.

Certamente o pobre do Eduardo Cardoso (tenho muita pena dele!) aconselhou que ela não fizesse isso, porque ele sabe que tal não é verdade, e que no concerto das nações ela seria desmascarada.

Imagino que com apoio de petistas incendiários, como o Ministro Jaques Wagner (que aconselhou Lula a “sair na porrada” com o Oficial de Justiça Federal), ela tenha passado um pito no advogado, e insistido, entre palavrões, que ia mesmo tocar fogo do circo.

Mas então entraram em cena três “bombeiros” do Supremo Tribunal Federal e jogaram água sobre as chamas da insensatez presidencial – e o que eles quiseram não foi meramente dar opinião à Dilma, mas lhe fazer um alerta grave, quase uma ameaça velada. 

Talvez ela tenha praguejado, parafraseado Lula, chamando os Ministros de covardes (os mais bravos, Lewandowski e Marco Aurélio Mello, ficaram na moita), mas Dilma se lembrou de que brigar com o STF, tendo o rabo preso em delitos federais, seria um péssimo negócio.

Então ela foi a Nova York, mas ficou bem quietinha ao microfone. Leu o que escreveram para ela falar sobre aquecimento global, e referiu à crise brasileira, que é real e foi provocada por ela. Mas nada de falar em golpe. Tomara que vá mesmo ao Mercosul e cheque por lá gritando que está sendo golpeada.

Reginaldo Vasconcelos



Caro Humberto,

Excelente raciocínio. Diante do exposto, estou assumindo o caráter golpista de nossas instituições, que parecem, numa grande e inverossímil articulação, ter resolvido golpear de morte o atual (des)governo. 

Golpe já!

Altino Farias

Um comentário:

  1. Caro Humberto,
    Excelente raciocínio.
    Diante do exposto, estou assumindo o caráter golpista de nossas instuições, que parecem, numa grande e inverossímel articulação, ter resolvido golpear de morte o atual (des)governo.
    Golpe já!


    ResponderExcluir