domingo, 1 de novembro de 2015

APRECIAÇÃO LITEROCIENTÍFICA - Sedare Dolorem Opus


SEDARE DOLOREM OPUS DIVINUM EST
Vianney Mesquita*

Oh saúde, saúde! Bênção dos ricos! Riqueza dos pobres! Quem quer comprar-te por preço demasiadamente caro, se sem ti não há prazer neste mundo? (BENJAMIN JONSON. YWestminster, 11.05.1572 - 06.08.1637).

Apanho da estante a seleta de textos, organizada e também escrita (em parte) pelas professoras da Universidade Federal do Ceará, doutoras Neiva Francenely Cunha Vieira, Zulene Vasconcelos Varela e minha conterrânea Maria Grasiela Teixeira Barroso (YPalmácia, 06.05.1926 - Fortaleza, 13.05.2011), intitulado Educação em Saúde no Contexto da Promoção Humana.
 
Sob a orientação do pensamento epigrafado, de agricultura do célebre dramaturgo, ator e poeta renascentista grambritano Ben Jonson, comento o fato de que a prática incessante de traduzir experiências, concedendo-lhes visão pública pelo caminho do texto de papel ou suporte outro qualquer, confere substrato científico às diversificadas tarefas acadêmicas, neste caso, no fecundante terreno das Ciências da Saúde, em especial no que concerne ao esforço despendido para estabelecer, sob o espectro interdisciplinar, políticas e práticas de Educação em Saúde.
 
Com vistas a esta operação, grupos de investigação se exibem pródigos na indicada produção, em especial como resultado dos programas de excelência desenvolvidos na contextura das nossas universidades e instituições de demanda científica, bem como no intercâmbio com suas congêneres, no Brasil como no Exterior.
 
Indene de dúvidas é o fato de que os cursos de pós-graduação, mormente os de sentido estreito, como mestrados e doutoramentos, conferiram efetivo valor de reputação nacional e internacional ao nosso investigador na prefalada seara de exame. Suficiente para conformar essa verdade assenta no acolhimento de vários ensaios, curtos e mais latos ou compactos, por juntas acadêmicas do País e do Estrangeiro, em congressos e eventos do gênero, sem contar com o apreciável conjunto de teses e dissertações de autores do Ceará transmudadas em livro-texto em circulação por todo o orbe universitário.
 
Educação e Saúde no Contexto da Promoção Humana, devidamente inserto nas opiniões ora expressas, inventaria catorze expoentes no nosso “elevado Vaticano” universitário, que esmiúçam temas cruciais e interdisciplinares estreitamente jungidos a Educação em Saúde e Qualidade de Vida, sob promoção do Programa de Mestrado em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza  hoje sob a direção da Professora Doutora Raimundinha Magalhães – instituição a crescer em proporções, configurada como uma das academias-modelo do País.
 
Esses tópicos receberam tratamento ensaístico de suas mensagens orais, adequando-as à comunicação escrita de fácil leitura pelos consultantes, a maioria formada por compartes no estado acadêmico, estudantes de graduação e também por especialistas e até pessoas do povo.
 
Ao modo como pode comprovar o leitor, o volume encerra o que há de mais necessário para instituir e assentar políticas e exercícios de Educação em Saúde, conforme muito bem exprimiu a hoje magnífica reitora da Universidade de Fortaleza e imortal da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo, Professora Doutora Fátima Maria Fernandes Veras, na Apresentação do livro, ao anunciar as ementas das quatro partes e do substancioso Apêndice da obra, cujos teores denotam suas experiências, haja vista a inusitada evolução intelectual e temática dos seus subscritos.


A jeito de prefácio, o Professor Doutor Rui Verlaine Oliveira Moreira (UFC) também fez aditamentos preciosos ao texto, indicadores do seu refinado preparo intelectivo, transmitido eficientemente aos alunos de pós-graduação do Ceará ao correr de muitos anos, o que só fez reunir mais prestígio a este trabalho cuja temática é plural no conjunto de seus domínios, do qual é constante, a bem da Didática, notória unidade estilística, como se apenas duas mãos e um crânio o houvessem edificado, razão por que a expectativa  é de que continue auferindo o maior êxito, tendo-se sempre em conta a divisa-título desta apreciação, segundo a qual Fazer cessar a dor é obra divina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário