domingo, 29 de novembro de 2015

APRECIAÇÃO LITERÁRIA - Batista de Lima (VM)


EIS OUTRA VEZ 
BATISTA DE LIMA!*
Vianney Mesquita**

A leitura é a viagem de quem não pode pegar um trem. (FRANCIS DE CROISSET, dramaturgo belga. YBruxelas, 28.01.1877; Nanterre, 08.11.1937).

Tem curso um ditado de procedência italiana – “Eis outra vez Crispim” (Ecce iterum Crispinus) – relativo a um criado de comédia, do tipo bufão, velhaco e sem escrúpulos, o qual, nas mais variadas situações, e repetidamente, aparece para importunar os circunstantes.

Contrario sensu, evidentemente, o título desta matéria denota, ao reverso de fazê-lo molesto qual a personagem do anexim latino, a imensa satisfação de deitar comentários sobre a figura singular do escritor José Batista de Lima (Taquari-Mangabeira-Lavras da Mangabeira-CE, 17.05.1949), na oportunidade em que trouxe ao público sua obra – ora por mim relida – A Literatura Cearense e a Cultura das Antologias, ao lume em 1999, sob a rubrica das Edições Dezessete e Trinta, da Universidade de Fortaleza – UNIFOR.

Na ocasião, na qualidade de docente daquela Academia, eu expressava o fato de que mostrar este literato à UNIFOR era igual a apresentar Jesus Cristo a Deus Pai, tão conhecido e apreciado e querido é ele, ainda hoje, ali e noutros ambientes de que faz piso.

Constantemente há, no entanto, o que dizer de uma pessoa cuja produção, tanto na seara das letras como no campo da cidadania, cresce todos os dias, mourejando nos três turnos em proveito da cultura material e em benefício do espírito.

Batista de Lima é escritor multifário, polígrafo, porquanto produz textos cobrindo variegados gêneros, com a fecundidade e a eloquência de quem guarda prontidão intelectual, permanentemente atualizada, para retratar, maiormente na crítica, os escritos lidos com sofreguidão e aplestia.

Professor de ofício, da língua e da literatura que cultiva e avigora com determinação e espírito pedagógico, José Batista de Lima é, ao derredor de Sânzio de Azevedo, Carlos D’Alge, Linhares Filho, Dimas Macedo, Giselda Medeiros, Neide Azevedo Lopes – mencionando apenas alguns dos nossos grandes escritores – um dos maiores historiógrafos literários do Ceará, consoante atestam os diversos ensaios até hoje produzidos, dos quais podem ser pinçados Vazios Repletos e Moreira Campos – a escritura da ordem e da desordem, sem contabilizar o ror de poemas, contos, romance, versos-de-pé-quebrado, trovas, cantares e outras estruturas, representativos de uma multímoda produção, malgrado, ainda, sua relativa juventude para o ofício de escrever Literatura.

Docente dos bons, rigoroso no que ensina, verdadeiro no que proclama e exemplo no modo como se comporta, possui elocução leve e riqueza cromática, quando exprime, em qualquer gênero, a literatura de ficção de sua terra, cujo vocabulário empregado hauriu do contato com a natureza que lhe sorriu, ainda quando fedelho, no São José do Taquari – Lavras da Mangabeira, Município a nos brindar com tantos homens e mulheres de letras.

É, entretanto, no terreno do ensaio, estudo e lítero-historiografia a se demonstrar ainda mais, mercê do seu ofício de mestre de Literatura, tendo como exemplos os trabalhos produzidos acerca de outrem, que é, como ele hoje, escritor sobejo,  precisando ser dissecado até a exaustão nos programas de graduação e pós-láurea dos quais é professor.

Impende-me, por conseguinte, em nome dos amigos e pares na Academia, me congratular com Batista de Lima pela produção de mais esta obra – A Literatura Cearense e a Cultura das Antologias – a qual reúne três excepcionais ensaios, dois dos quais – o segundo e o terceiro – penetram criticamente os meandros psicológicos de livros de Adolfo Caminha e Moreira Campos, dois dos maiores expoentes da literatura patrial e que enriquecem, com seu estilo, tipos e comportamentos, o acervo literário de Língua Portuguesa.

O primeiro escrito, por sua vez, é verdadeira aula magna acerca das seletas ou crestomatias circulantes no Ceará até hoje, e que, pelo seu alcance, mereceram uma carta deste portento da nossa erudição literária, que é Sânzio de Azevedo, cujo texto constitui o segundo capítulo do livro.

Parabéns, pois, ao Professor José Batista de Lima por enricar nosso recheio artístico com nova joia de sua colheita, trazendo o selo das Edições Dezessete e Trinta, mantida por dez docentes da Universidade de Fortaleza. Meu abraço, a admiração e o respeito literário.

De parabéns está, ainda, a UNIFOR, ao preservar em seus quadros pessoa tão grandiloquente de palavras, atos e escritos, como é o Prof. José Batista de Lima, patrimônio seu e do Ceará e do Brasil e dos países lusofônicos.


*A base deste texto foi preparada em 30 de março de 1999, lido quando do lançamento do citado livro, na UNIFOR, publicado em nosso livro Fermento na Massa do Texto (Apreciações).  Sobral: Edições UVA, 2001, pp. 57-8. A versão ora editada é atual, nomeadamente os quatro primeiros parágrafos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário