domingo, 15 de novembro de 2015

ARTIGO - Confraternização de Patriotas (RV)

CONFRATERNIZAÇÃO
DE PATRIOTAS
Reginaldo Vasconcelos*


O Tenente-Coronel amazonense Alfredo Ferreira dos Santos Filho, nome de caserna “Coronel Santos Filho”,   cuja família se radicou no Piauí na infância, e que foi aluno modelo do Colégio Militar de Fortaleza, esteve no comando no 23º Batalhão de Caçadores (23 BC), nesta Capital, desde dezembro de 2013 – e se prepara para passar o bastão em dezembro próximo, voltando para o Rio de Janeiro, onde fez a sua carreira militar.

Santos Filho é um integrante da elite do Exército Brasileiro, pois sendo filho de um soldado que se reformou como Sargento, ele brilha nas linhas das nossas Forças Armadas desde o Colégio Militar, em que era aluno destacado, fazendo todos os cursos disponíveis, vencendo todos os desafios que lhe fossem apresentados, galgando todos os degraus que a profissão ofereceu, nos seus atuais 44 anos de idade.

Mas tudo isso é apenas a metade do que se pode dizer em seu louvor, porque o que marca no cidadão Alfredo Filho é a sua simplicidade, a sua modéstia, aquela postura humana, austera, mas também afável, que conquista a amizade sincera e a plena confiança dos seus superiores hierárquicos, e que consegue produzir nos subordinados o virtuoso sentimento combinado de respeito e de afeto.

O paraquedismo praticado por Santos Filho há 15 anos, destaque profissional de PQD nos meios militares, atividade que exige coragem e que impõe o cultivo da humildade, talvez contribua para o seu simpático caráter. A cada vez que se lança fisicamente sobre o mundo, fazendo o próprio corpo vagar no nada, a pessoa toma melhor consciência da sua pequenez ontológica, e se compenetra inteiramente de quanto é importante ter os pés no chão e os braços aberto para acolher a humanidade.

Neste sábado, dia 14, o Coronel Santos Filho organizou no quartel do 23 BC a última confraternização de militares R2 do Ceará, civis de nível universitário que na juventude cumpriram cursos de Oficiais da Reserva do Exército Brasileiro (CPOR-NPOR) – os mais antigos hoje já octogenários – reunião que serviu também de sua primeira despedida de Fortaleza e do Comando.




Antes de nos deixar, Santos Filho pretende revitalizar a Sociedade dos Amigos do 23 BC, da qual fazem parte como fundadores os acelejanos Reginaldo Vasconcelos ( foto maior - blusa e boné verdes) e Fernando Dantas (foto menor), bem como o Membro Benemérito Ivens Dias Branco, mega empresário que, na juventude, naquele mesmo quartel cumpriu o Serviço Militar – assim como também o fez o saudoso Luiz Lua Gonzaga, o grande artista do forró e da sanfona.   

Na palestra que proferiu aos R2 no auditório do 23 BC, antes do churrasco comemorativo sob os velhos cajueiros e mangueiras do histórico quartel, S.Exa. o General de Divisão Marco Antônio Freire Gomes, atual Comandante da 10ª Região Militar, discorreu sobre a função social que o Comando Militar do Nordeste, e particularmente a 10ª RM tem exercido na distribuição de água potável pelos sertões do polígono das secas, por meio de carros-pipas, com verbas repassadas pelo Ministério da Integração.

Ao final, questionado sobre a posição das Forças Armadas ante a crise administrativa e financeira que vive o País, tendo em vista a degradação moral verificada nos três poderes da República Brasileira, o General Freire Gomes respondeu, sinceramente comovido, que o poder político pertence ao povo, e não aos militares, que somente podem agir no regular cumprimento das missões patrióticas que os seus superiores lhes cometam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário