sábado, 28 de novembro de 2015

NOTA JORNALÍSTICA - Descartes é Honoris Causa

DESCARTES GADELHA É
DOUTOR HONORIS CAUSA

A Universidade Federal do Ceará, em solenidade presidida pelo Magnífico Reitor Henry de Holanda Campos, outorgou ao artista plástico, músico, carnavalesco e folclorista Descartes Gadelha o título de Doutor Honoris Causa, na noite de ontem, 27 de novembro, no auditório da sua Reitoria.

Descartes, que é o 1º Membro Benemérito da ACLJ, em sua fala discorreu longamente sobre sua vida e sua obra, desde quando pintava os quintais de sua infância, e grafitava a carvão os muros da Rede Ferroviária Federal, de que seu pai era funcionário, no bairro de Jacarecanga onde morava.

De quando o Reitor Martins Filho, fundador daquela Universidade, ao ver seus desenhos de menino, profetizou que o mundo ainda conheceria a sua obra, e de quando a grande pintora cearense Heloísa Juaçaba o classificou como “artista plástico”. 

O termo, ainda desconhecido no Ceará, o fez ganhar da molecada o apelido de “caubói de plástico”, em relação aos artistas de cinema e à matéria sintética que era grande novidade àquele tempo.   


De quando descobriu o meretrício e passou a produzir uma grande obra pictórica com os seus aspectos degradantes. De quando se instalou no aterro sanitário da cidade para retratar a miséria dos catadores de lixo, muitos dos quais levou para participar do vernissage.

Então, em meio ao seu discurso bem pausado, em seu característico timbre cavo, descartes recebeu um discreto bilhete do cerimonial com a expressão “tempo esgotado”. Descartes o leu em voz alta e contemporizou ainda mais, provocando risos, respondendo à mensageira com uma cearensíssima expressão: “Vai já!”. E continuou sua oratória. 

No meio do apagão geral que aconteceu naquela noite todos se dirigiram ao pátio interno do belo prédio da Reitoria para assistir à saudação que lhe faria o seu Maracatu Solar, que dançou e cantou sob sua regência, à luz da lua.

A ACLJ foi representada no evento pelo seu Presidente em Exercício, Reginaldo Vasconcelos, e por seu Presidente Emérito, Rui Martinho Rodrigues.

  
NOTA

Caríssimo amigo Reginaldo Vasconcelos,

Ao ler sua matéria no blog da nossa Academia Cearense de Literatura e Jornalismo fiquei muito contente e honrado. Sua generosidade me comove. Seu interesse pela cultura é um exemplo que deveria ser seguido, indistintamente, por todos. 

Como você sabe, a cultura é a arte manifestada nos mais diferentes aspectos. A cultura é expressão vivencial amalgamada  das necessidades estéticas mais profundas do espírito de um povo. E a arte é um dos mais importantes, ou talvez único, veículo de comunicação dos nobres valores (ou não). Daí o senso democrático da arte. Todos necessitamos da estética para nos expressar, de alguma forma, dizer algo do nosso sentir.

Portanto, a arte é a linguagem universal do espírito e cultivar essa linguagem como bem patrimonial é a cultura. Uma academia como a ACLJ, na verdade, é um oráculo de saberes e de difusão dos sentimentos nobres. E você, Reginaldo, como nosso presidente, não tenho dúvidas, é um missionário cultural que esparge, colhe e catalisa com muito zelo nosso anseio estético. Isso é muito confortador.

Muito obrigado.

Aceite meu abraço.

Do seu amigo e confrade da ACLJ  

Descartes Gadelha.


    

Nenhum comentário:

Postar um comentário