sexta-feira, 20 de novembro de 2015

NOTA JORNALÍSTICA - Catalepsia Moral (RV)

CATALEPSIA MORAL
Reginaldo Vasconcelos*


A ACLJ promoveu o 2º Fórum de Debates Sobre Democracia e Manifestações Populares, na noite do último dia 13 de novembro, na Unifor, evento que foi prejudicado pela transmissão do jogo de futebol amistoso entre Brasil e Argentina, transferido emergencialmente para aquela data, e pelos ataques terroristas em Paris, que também coincidiram com o horário.

Pensou-se então em marcar um novo dia para dar continuidade aos debates, mas a iniciativa perdeu inteiramente o objeto, já que as manifestações de rua marcadas para este mês, em todo o País, que eram o seu tema central, foram inteiramente esvaziadas.

Restou um grupo obstinado que acampou nos gramados do Congresso, pugnando pela volta dos militares. São aqueles que se envolveram em guerra campal com as mulheres negras que realizavam uma passeata chapa-branca, patrocinada pelo Ministério da Igualdade Racial.

Parece que o povo entrou em estado de catalepsia moral. Não há coisa específica contra o que protestar, quando absolutamente tudo está errado, sem que se possa vislumbrar uma luz no fim do túnel.

A nação está atônita, apática, atáxica, apopléctica, esperando o desenrolar da luta de gangues que se desenrola entre os Poderes da República, e trincando os dentes ante o sofrimento que se agudizará durante a crise financeira que apenas se inicia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário