sexta-feira, 20 de novembro de 2015

ARTIGO - O Terror e a Era dos Ressentidos (RMR)

O TERROR E
A ERA DOS RESSENTIDOS
Rui Martinho Rodrigues*


Vivemos a era dos ressentidos. Teorias conspiratórias e promessas messiânicas assumidamente religiosas ou pseudolaicas prometem o paraíso terrestre. O ódio cresce. Guerra para roubar petróleo ou para salvar a economia são teorias conspiratórias. Embora esteja sobrando petróleo e seja mais caro tomar do que comprar o óleo, semeiam o ódio, mas não reconhecem a responsabilidade que têm na explosão de violência.

Religiosas, em sentido estrito, são guerras que prometem paraísos com virgens na outra vida e um adiantamento de escravas sexuais antes da morte, além de propagarem o ódio e a guerra aos infiéis. Há quem queira minimizar o papel desta religiosidade. É o outro tipo de religião, concorrente do paraíso celestial com a promessa de céu na terra. O ópio dos intelectuais tem responsabilidade pelo terror.

Pregar o ódio serve para reprimir o uso da razão. É preciso semear o ódio para manipular pessoas, para dominá-las. Mentir é um meio para tanto. Odiar a desigualdade, a riqueza do outro é parte do jogo de poder. Inflar a presunção de direitos, acirrando a inveja, camuflando-a com a aparência do nobre sentimento de igualdade, estimular a ideia de que por ter nascido todos têm direito a tudo, sem nenhuma obrigação recíproca, fazer crer que a riqueza é um jogo de soma zero, dizendo que “para existirem ricos é preciso que existam pobres”, dizer que “o desenvolvimento de uns resulta do subdesenvolvimento de outros” é pregar a mentira porque alguma coisa há de ficar.

A Inglaterra se desenvolveu por ter feito a Revolução industrial. A Espanha saqueou mais do a Inglaterra e não se desenvolveu. O subdesenvolvimento é um estado originário, não é a evolução de uma relação de exploração. 

O ódio às diferenças religiosas (eclesiásticas ou pseudolaicas), entre nacionalidades, classes sociais, etnias ou simples entre fenótipos diferentes, quando não existe etnia, como na maioria dos casos no Brasil, é fator relevante para o ódio. A guerra fria foi a III GM. A atual é a IV GM, mais de propaganda que de armas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário