domingo, 1 de novembro de 2015

NOTA JORNALÍSTICA - São Petersburgo Está de Luto (DS)

SÃO PETERSBURGO 
ESTÁ DE LUTO
Dmitry Sidorenko*

Esta nossa bela capital cultural da Rússia está de luto, pelo acidente aviatório no Egito. A maioria das vítimas era de São Petersburgo, 127 habitantes da cidade, 49 da sua zona metropolitana, e outras pessoas eram de outras regiões russas do Norte.

Morreram famílias inteiras com suas crianças, que viajavam para o Egito para comemorar os aniversários dos seus casamentos. Circulam muitas informações sobre o avião sinistrado, que não estava em perfeito estado técnico, e havia queixas dos pilotos em relação ao funcionamento das turbinas do aparelho. 

Explorado desde 1998 em vários países árabes, o avião chegou à Russia já bem usado – e até sofreu um incêndio em 2011, em que morreram três passageiros. Em vez de jogar essa velha aeronave no lixo, depois de uma reparação feita ela continuava ainda a ser explorada.

Conforme a imprensa local, ao decolar e atingir a altitude de cruzeiro, de 9.000 km, o avião logo começou a perder altura, rapidamente, como se tentasse aterrissar, procurando espaço no solo. Mas, infelizmente, aquele território do deserto é colinoso e cheio de rochedos. 

São Petersburgo, 01 de novembro de 2015



NOTA DO EDITOR:

Dmitry Anatolievich Sidorenko é natural da cidade russa de São Petersburgo, onde reside e trabalha como interprete oficial da Embaixada Brasileira, pela linha do Consulado. É formado em línguas românicas, com ênfase em Português, língua que fala e escreve com perfeição gramatical. Recebe delegações oficiais do Brasil, e grupos de empresários em visita à Rússia, na função de cicerone consular. 

Nessa função já atendeu todos os grandes homens de negócios brasileiros e muitas das nossas autoridades, inclusive a Presidente da República. Apaixonado pelo Ceará e estudioso do nosso idioma, tornou-se Membro Honorário da ACLJ. 

Houve grande apreensão de nossa parte quando da notícia da queda do avião russo, que se dirigia a São Petersburgo, antes de conseguirmos contato com Dmitry, porque ele costuma viajar com muita frequência, inclusive como turista, com a companheira Svetlana. Até que tivemos acesso à lista de nomes das vítimas do acidente.



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário