segunda-feira, 16 de novembro de 2015

RESENHA - Textos de Economia Rural (VM)


TEXTOS DE ECONOMIA RURAL
Vianney Mesquita*

Um bom campo exige três coisas: bom tempo, boa semente e bom lavrador. (Sir John Denham, arquiteto e poeta grão-britano. 1615-1669).


Dentre as publicações didáticas das Edições Universidade Vale do Acaraú – UVA, tem destaque o volume Estudos de Economia Agrícola, de assinatura do Prof. Dr. Teobaldo Campos Mesquita, docente-titular da mencionada Academia e da Universidade Federal do Ceará – U.F.C., imortal pertencente à Arcádia Nova Palmaciana, cátedra número 30, com o criptônimo de Isaac Newton Apolo.

Até há pouco tempo, a UVA não atuava nessa área, porém com sua expansão, ocorrente durante os reitorados do Professor José Teodoro Soares, destacando a assessoria imprescindível da sua mulher – a Professora Maria Norma (Y1943-2014) – a Instituição desenvolveu-se bem mais do que o esperado, havendo criado a Editora, nos moldes das Edições UFC – excepcional exemplo.

De tal sorte, expandidos os seus programas de graduação, com reforço na extensão e na pesquisa, nos últimos anos, consoante a Lei número 5.540/1968, ao estabelecer a indissociabilidade destas ações, a UVA ascendeu ao patamar de academia pública de média grandeza, de modo que já se ostenta nacionalmente como instituto vocacionado para assuntos regionais, sempre com atenções volvidas para o ser humano cidadão.

Dos vários projetos de extensão patrocinados no Ceará, experimenta enorme ressalto o escoamento da produção de saber originado na própria instituição, sempre disposta a conceder visão e fruição públicas ao produto da indústria científica dos seus docentes, pesquisadores e cultores das artes e da tecnologia, na dependência de que haja originais com a qualidade suficiente a justificarem sua edição.

Ajusta-se a esse desiderato a publicação supramencionada, da feitura de um docente especializado alteadamente no tripé acadêmico relativo à conjunção de entendimentos entre a Economia e a Produção Rural, ao levar na devida conta a multiplicidade das relações com o produtor, as circunstâncias climáticas e ambientais, transformações históricas, crenças, valores etc.

Profissional de larga experiência nesta seara, oferece os Estudos, em texto claro, simples e exato para entendimento dos pressupostos desse sub-ramo das Ciências Econômicas, em consórcio com o saber operado na zona rural, a ser consultado por professores, estudantes, investigadores e quaisquer outras pessoas interessadas no estudo sob nota.

Consoante escreveu o então reitor, Professor José Teodoro Soares, no antelóquio do livro, [...] pela sua trajetória de vida profissional e acadêmica, é fácil inferir a qualidade desta obra, proporcional a sua grandeza de homem culto e experimentado no seu campo de atuação, sem falar na sólida cultura humanística de que é detentor [...].

Estudos de Economia Agrícola é um apanhado dos principais e mais correntes conceitos deste relevante saber, onde aquele que o consulta pode obter explicações cristalinas a fim de remover dúvidas, utilizando-se de lineamentos preciosos com vistas ao desenvolvimento de seus projetos.

Têm saliência nesse escrito a correção gramatical e o estilo agradável, conquanto lide com os áridos léxicos de subdivisões do saber sob ordem não menos brandos, no que concerne aos seus expedientes de comunicar resultados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário