sábado, 19 de setembro de 2015

NOTA FÚNEBRE - Morre Marciano Lopes

MORRE MARCIANO LOPES

Morreu, aos 79 anos, o historiador, memorialista e jornalista José Maria Lopes, (conhecido nas letras como Marciano Lopes), no início da manhã desta última sexta-feira (18) em Fortaleza, após sofrer diversas complicações de saúde, entre elas uma queda na qual quebrou o fêmur.

De acordo com Luciano Titara de Mesquita, amigo de infância, Marciano já enfrentava diversas complicações de saúde, como a falta de lucidez e problemas de locomoção, além de já ter levado uma queda na qual quebrou o fêmur, mas nesta manhã teve uma falência múltipla de órgãos. "Foi uma morte natural. Ele já estava muito debilitado, não se levantava mais", explica Luciano.

O velório do memorialista aconteceu na tarde deste sexta, na Funerária Paz Eterna. O sepultamento ocorreu no Cemitério São João Batista. 

Marciano Lopes era escritor, tendo publicado diversas obras, entre elas o livro "Royal Briar", no qual ele conta suas memórias sobre a cidade de Fortaleza dos anos 1940, época em que a capital começava a se modernizar, porém conservando sua atmosfera bucólica característica da Belle Époque

O memorialista também cuidava de um antiquário na Rua Jorge Rocha, no bairro Aldeota, além de ter concebido e fornecido material para o Museu da Propaganda Eduardo Brígido. Marciano também foi colaborador do Diário do Nordeste com a coluna Tirada do Baú, publicada no caderno Gente.


NOTA DO EDITOR: No dia 02 de março de 2012 este Blog divulgava a nota abaixo, sobre Marciano Lopes.

  

MARCIANO LOPES SOFRE PEQUENO ACIDENTE


Ontem, 1º de março, o jornalista veterano, antiquário e famoso escritor memorialista cearense Marciano Lopes passou mal e caiu na via pública, em avenida da Aldeota, ferindo a cabeça sem maior gravidade.

Uma equipe do SAMU, chamada por funcionários da revenda de automóveis usados do Grupo Ventura, que socorreram o jornalista, chegou muito rápido ao local, e prestou um atendimento exemplar ao autor de Royal Briard.

Louve-se o atendimento prestimoso e competente do médico Denis Colares, chefe da equipe, que aplicou os primeiros socorros, checou a pressão arterial e a glicemia do paciente, examinou o ferimento e convocou a ambulância, a qual também não demorou.

A foto que registra a ocorrência está propositadamente desfocada, em respeito ao Marciano, que sempre foi avesso a divulgar sua imagem, mesmo por ocasião dos concorridos lançamentos de seus livros de memórias. A ACLJ faz votos de pronta recuperação e de vida longa ao insigne jornalista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário