MANIFESTAÇÕES
DO DIA A DIA DOCENTE
Vianney Mesquita*
Palmam qui meruit ferat. (Divisa da Nova Arcádia
Palmaciana).
À
proporção que se desenvolve o estado da arte das Ciências da Educação e de suas sistematizações afins, também cresce, em quantidade e
essência, a propagação de trabalhos produzidos na contingência da Academia,
resultantes de programas de pós-graduação, lato
e stricto sensu, conforme acontece, de modo geral, nos mais variados tratos
do saber ordenado.
A
expansão dos projetos de pesquisa e o ampliamento dos planos de altos estudos
universitários, também no Brasil – ocorrentes desde algum tempo – fazem aportar
aos nossos centros reais e virtuais de guarda do conhecimento uma sequência
intérmina de textos-relatórios de ensaios e experimentos, esteados nos
procedimentos metodológicos propícios a cada classificação disciplinar,
dotando-nos, por consequente, de numeroso e qualitativo recheio para emprego,
pela Ciência, em proveito da Humanidade.
Esta
quadra, induvidosamente, constitui tempo proeminente da civilização e da
cultura, quando feitos se acumulam e perfazem ciclicamente, a fim de
concederem, pari passu, à espécie
produtora destes o ensejo de concorrer para o aperfeiçoamento da vida e
maximização da figura humana, o seu mais importante segmento e razão sublime,
em consórcio pacífico e respeitoso com os demais seres de sua convivência.
Outro
exemplar aflui, nesse moto diuturno de sistematizações científicas, elaboradas
sob o hálito salutar do debate e abrangência temáticos da Universidade, no
terreno profuso da Educação.
Reporto-me
a Trabalho Docente, Formação e
Profissionalização, conjunção de ideações magnificamente refletidas por
parte da professora doutora Tânia Cristina Meira Garcia, decorrente de tese
doutoral sustentada na Faculdade de Educação da UFC, onde foi recepcionada com
o máximo conceito.
São
pensamentos em profundidade, representativos de circunstâncias fáticas,
empiricamente experimentadas em ambiente de real laboratório, tendo por
sujeitos professores do Ensino Médio de sistemas escolares do Rio Grande do
Norte, onde a autora ensina, pesquisa e desenvolve extensão acadêmica, com
atestada proficiência na área de Pedagogia, feita componente do corpo docente
da Universidade Federal do nosso vizinho Estado.
Cumpre,
também, revelar, por necessário, o fato de haver sido toda a tarefa de
investigação efetivada in situ, jungida
à literatura pertinente, atrelando cada achado às ideações esposadas pelos
autores, todos de nomeada internacional.
De
tal modo, esta asserção concede insuspeitamente ao seu livro o caráter de
verdade, indicadora daquilo expresso tão bem no subtítulo – o que
nos revela o cotidiano do professor.
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