quarta-feira, 2 de setembro de 2015

APRECIAÇÃO LITEROCIENTÍFICA - Manifestações do Dia a Dia Docente (VM)


MANIFESTAÇÕES
DO DIA A DIA DOCENTE
Vianney Mesquita*


Palmam qui meruit ferat. (Divisa da Nova Arcádia Palmaciana).


À proporção que se desenvolve o estado da arte das Ciências da Educação e de suas sistematizações afins, também cresce, em quantidade e essência, a propagação de trabalhos produzidos na contingência da Academia, resultantes de programas de pós-graduação, lato e stricto sensu, conforme acontece, de modo geral, nos mais variados tratos do saber ordenado.

A expansão dos projetos de pesquisa e o ampliamento dos planos de altos estudos universitários, também no Brasil – ocorrentes desde algum tempo – fazem aportar aos nossos centros reais e virtuais de guarda do conhecimento uma sequência intérmina de textos-relatórios de ensaios e experimentos, esteados nos procedimentos metodológicos propícios a cada classificação disciplinar, dotando-nos, por consequente, de numeroso e qualitativo recheio para emprego, pela Ciência, em proveito da Humanidade.

Esta quadra, induvidosamente, constitui tempo proeminente da civilização e da cultura, quando feitos se acumulam e perfazem ciclicamente, a fim de concederem, pari passu, à espécie produtora destes o ensejo de concorrer para o aperfeiçoamento da vida e maximização da figura humana, o seu mais importante segmento e razão sublime, em consórcio pacífico e respeitoso com os demais seres de sua convivência.

Outro exemplar aflui, nesse moto diuturno de sistematizações científicas, elaboradas sob o hálito salutar do debate e abrangência temáticos da Universidade, no terreno profuso da Educação.

Reporto-me a Trabalho Docente, Formação e Profissionalização, conjunção de ideações magnificamente refletidas por parte da professora doutora Tânia Cristina Meira Garcia, decorrente de tese doutoral sustentada na Faculdade de Educação da UFC, onde foi recepcionada com o máximo conceito.

São pensamentos em profundidade, representativos de circunstâncias fáticas, empiricamente experimentadas em ambiente de real laboratório, tendo por sujeitos professores do Ensino Médio de sistemas escolares do Rio Grande do Norte, onde a autora ensina, pesquisa e desenvolve extensão acadêmica, com atestada proficiência na área de Pedagogia, feita componente do corpo docente da Universidade Federal do nosso vizinho Estado.

Cumpre, também, revelar, por necessário, o fato de haver sido toda a tarefa de investigação efetivada in situ, jungida à literatura pertinente, atrelando cada achado às ideações esposadas pelos autores, todos de nomeada internacional.

De tal modo, esta asserção concede insuspeitamente ao seu livro o caráter de verdade, indicadora daquilo expresso tão bem no subtítulo – o que nos revela o cotidiano do professor.


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