sexta-feira, 30 de junho de 2017

NOTA JORNALÍSTICA - Homenagem a Karla Karenina


NOTA JORNALÍSTICA 
HOMENAGEM A KARLA KARENINA


Karla Karenina Fernandes – poetisa, cantora, bailarina, comediante, atriz global, Membro Titular Fundador da ACLJ, recebeu o título de Madrinha do Canil da Polícia Militar do Ceará, ontem, dia 29 de junho, em comemoração ao aniversário de 41 anos daquela corporação especializada da PM, que transcorreu no último dia 26.

A cerimônia, promovida pelo titular do Comando de Policiamento com Cães, Ten. Cel. Marcos Franklin, aconteceu na sede do Canil da PM, que se localiza no 6º Batalhão da PM, no Conjunto Esperança, em Fortaleza, às 19:00h, com a presença do Secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, Dr. André Santos Costa.

Abaixo, o discurso proferido pela confreira, em agradecimento ao título recebido.

Em seguida, uma mensagem gravada em vídeo com a atriz Paola Oliveira, que vive a Major Jeiza, uma eficiente policial militar, na trama da novela das nove, A Força do Querer, pela Rede Globo de Televisão.

A atriz, com a farda do personagem, que também opera na novela com cães militares, faz uma saudação ao Canil da Polícia Miliar do Ceará. 














DISCURSO


Ilmo. Sr. Secretário da Segurança do Estado do Ceará, André Santos Costa, em nome de quem saúdo as demais autoridades presentes, meu amigo Ten. Cel. Franklin, Comandante dessa nobre corporação, seus comandados, Minhas senhoras e meus senhores.

É uma honra para mim ser partícipe deste evento, homenageada com o título de Madrinha do Canil da PM do Ceará, nessa ocasião tão especial em que comemoramos 41 anos de sua existência.

Orgulho-me de estar num projeto da dramaturgia brasileira em que Glória Perez dá vida, através da personagem Major Jeíza, aos policiais militares, aos cães e aos conflitos e perigos dessa nobre profissão.

Ao longo de toda a vida os cães tem presença ativa e lugar marcante na minha linha do tempo. Os cães da infância, da adolescência, da idade adulta... todos com seus nomes tatuados na minha alma, me forjaram o espírito solidário e o caráter fiel aos que me servem, aos que me alegram, aos que me cuidam e convivem comigo no dia a dia, pessoal ou profissional. Não fossem a sua presença amorosa e de alguns amigos humanos, eu certamente seria amarga e triste, e teria sucumbido aos muitos revezes da vida!

Criança hipersensível que fui, ao contrário da desinibida humorista que publicamente me tornei, passava longas horas sozinha com minha cadela Blitz, da raça pastor alemão, brincava no jardim a inventar diálogos com ela e com seres invisíveis criados na minha imaginação.

Na adolescência, em que tudo é mais intenso e dramático, minha solidão e dores da alma eram partilhados com o Polly, um SRD, mistura de vira lata com pequinês. E vieram depois o Andor, a Panda, o Bruce, o Stone, Nera, Noir, o Pierrot, o Taurus, o Shakespeare, a Julieta e no momento, a Bambina e a Estrela.

Uns depois dos outros...  ensinam a mim e a meus filhos Camila e Pedro, que a morte é parte do ciclo da vida e que vale a pena amar aceitando as diferentes raças, gênero e personalidades.

Esse aprendizado no convívio com esses seres tão especiais, devemos levar para o convívio com nossos semelhantes, muito embora saibamos que nem todos agirão conosco do mesmo modo que agiremos.

Façamos a nossa parte e, assim como os cães, ensinemos com o exemplo de nossos próprios atos. Aprendamos e ensinemos com os cães a lição da fidelidade e da amorosidade, da disciplina e da aceitação das diferenças, e da grandeza da obediência ao comando dos nossos superiores. Sejamos superiores aos outros animais, ao admitirmos nossa igualdade na condição de humanos. 

Sejamos como os cães, na aceitação de novas experiências e na capacidade de adaptação.

Este canil, que hoje completa ricos 41 anos de existência, dá lições de cidadania à nossa sociedade. Já não bastasse a nobre missão de farejar e ser escudo do mal para todos nós, homens e cães espalham a alegria e a ternura em escolas e planejam ajudar no tratamento do autismo e do câncer em crianças.

Quando aceitei o desafio de ser figurante pela primeira vez, no treinamento de busca e captura dos cães Bronco e Draco, topei sem pestanejar, pois senti segurança nos seus treinadores! Experimentar o ataque de dois cães desse porte me deu a certeza de que o trabalho desse batalhão é imprescindível em algumas operações.

Sentir literalmente na pele, no impacto, na mordida, me fez amar ainda mais os animais e valorizar a dedicação desses homens, e agora mulheres também, como a tenente Dayane, que mostram sua capacidade de superar os desafios de estar sempre prontos para o combate!

Quantos tombaram antes para que estivéssemos hoje aqui festejando a grande vitória da sobrevivência da instituição e dos valores... Honremos os que nos antecederam! Honremos os que tombaram em combate (homens e cães).

Agradeço à policial civil Inês Romero, que foi ponte para minha amizade com Ten. Cel. Franklin, homem apaixonado pelos animais e fiel aos seus homens, dedicando ao Canil seus melhores esforços para o objetivo maior: o serviço à proteção e melhoria de vida da sociedade Cearense!

Honremos esses nobres valores de homens e cães, bravos guerreiros que, de agora por diante, oficialmente abraçarei como Madrinha!

Muito obrigada!


Karla Karenina.


Mensagem gravada pela atriz Paola Oliveira
Acione o link abaixo para acessar a gravação

Nenhum comentário:

Postar um comentário