segunda-feira, 12 de junho de 2017

NOTA ACADÊMICA - Comenda Benemérito Ivens Dias Branco


COMENDA
BENEMÉRITO 
IVENS DIAS BRANCO



No próximo dia 24 de junho se completa o primeiro ano de falecimento do industrial Ivens Dias Branco, o nosso 8º Membro Benemérito.

Para marcar a data a ACLJ instituiu a Comenda Benemérito Ivens Dias Branco, e promoverá uma Assembleia Geral Extraordinária, no Palácio da Luz, sede da Academia Cearense de Letras, a partir das 18 horas, durante a qual distinguirá com a referida láurea cinco radialistas cearenses, cujo trabalho o paraninfo da medalha, sabidamente, apreciava.

Grande ouvinte de rádio, Ivens sintonizava regularmente o “Show da Madrugada”, programa transnoturno apresentado por Moreira Brito pela Rádio Verdes Mares, e na mesma sintonia acompanhava o noticioso matinal comandado por Paulo Oliveira e repercutido por Tom Barros com muita erudição, dois habilidosos mestres na arte da comunicação.  


Prestigiava também historicamente as performances radiofônicas do seu amigo ancestral Roberto Ribeiro, cujo pai foi amigo do seu, e à noite o grande empresário perseguia no dial a prosa literária, poética e musical de Vicente Alencar, pela Rádio Assunção Cearense.

Esses são os nomes eleitos para o outorga da comenda, que foram aqueles mais votados pela Decúria Diretiva da ACLJ, pela notória e confessada relação afetiva entre esses profissionais e o seu ilustre radiouvinte.

Certamente o nosso saudoso Benemérito ouvia também outros programas radiofônicos autorais, na elocução dos mais tradicionais homens de rádio em Fortaleza – alguns dos quais a sua empresa muita vez patrocinava.

É o caso do imenso Augusto Borges, esse ícone do rádio e da televisão cearenses, Membro Titular Fundador da ACLJ, memória viva da imprensa no Estado, o qual, inclusive, fez questão de atuar como mestre de cerimônia durante a solenidade, como preito de saudade ao amigo homenageado, para honra e júbilo nossos.

O evento, como é tradicional, contará com a presença da Banda de Música do Exército, para a execução dos hinos na abertura dos trabalhos, terá uma rápida cerimônia católica ao final, pela profunda religiosidade do grande homenageado, e logo após será servido um lauto coquetel.

Todos os componentes da família Dias Branco, por óbvio, são especialmente convidados, havendo confirmado presença a ilustre matriarca, Dona Consuelo, Presidente do Conselho de Administração de M. Dias Branco, para nós a Primeira Dama do Empresariado Cearense.

Também comparecerá a primogênita do casal, Dra. Graça Dias Branco da Escóssia, que é sucessora de seu pai na dignidade acadêmica de Membro Benemérito, para a qual foi aclamada, e como ele dotada do mesmo espírito luminoso,  interessado nos valores artísticos, jornalísticos e literários. 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário