sexta-feira, 23 de junho de 2017

NOTA FÚNEBRE - Wanda Palhano


NOTA DE PESAR
FALECIMENTO DA BENEMÉRITA
WANDA PALHANO


A presidente do jornal O Estado, Wanda Palhano, 3º Membro Benemérito da ACLJ, morreu nesta quarta-feira, dia 21, aos 84 anos, em Fortaleza. Ela estava internada no hospital Monte Klinikum e teve uma parada cardiorrespiratória.

A jornalista, que era também advogada, foi a primeira mulher cearense a ocupar o cargo de procuradora-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). Foi ainda Procuradora Federal e a primeira Conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE).

Wanda era natural do Paraná e veio para o Ceará ainda criança. A jornalista presidia o jornal O Estado desde 1996. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília e em Administração Pública pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Os que fazem a ACLJ manifestam à família Palhano o seu profundo pesar pelo passamento da confreira, que além de grande profissional do Jornalismo e do Direito que se revelou ao longo da vida, Wanda foi um ícone da elegância feminina, durante a juventude, nos salões da sociedade cearense.

Por isso, por  toda a vida, ela era sempre referida como "Bela Wanda", por seu amigo Olavo de Alencar Dutra, grande intelectual cearense radicado do Rio de Janeiro, onde faleceu na década de 90, Patrono Perpétuo da Cadeira de nº 7 da ACLJ.





Wanda Palhano foi convidada para compor o grupo inaugural da ACLJ, em 2011, tendo sido diplomada titular de uma das suas cadeiras, porém, por questões de saúde, não chegou a tomar posse. Em razão disso, foi sublimada à dignidade de Membro Benemérito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário