segunda-feira, 19 de junho de 2017

ARTIGO - Cherchez la Femme (HE)


CHERCHEZ LA FEMME*
Humberto Ellery**



Estamos vivendo dias muito estranhos. Alguém pode querer classificar o que pretendo demonstrar como fazendo parte das  chamadas “teorias conspiratórias”, para assim levar ao deboche e à desmoralização o que pretendo expor.

Acontece que essas tais teorias são voláteis, intangíveis, porque se baseiam em fofocas e denuncias em off, sem a devida identificação dos autores. O que pretendo trazer a lume prende-se a fatos que estão sendo vilmente esfregados em nossas faces diariamente, e eu citarei os nomes dos bois.

Há muitos anos campeia em nosso País um conceito, completamente absurdo, de que todo político é ladrão, de que são todos “farinha do mesmo saco”.  Não pretendo polemizar com os que pensam assim, pois não vou “jogar pérolas aos porcos”.

Vou somente lembrar fatos que alguns órgãos da nossa imprensa, seja pela ânsia de vender jornais (afinal, como dizia Adlai Stevenson, a função da imprensa é separar o joio do trigo, e publicar o joio), seja por motivos meramente eleitoreiros, outros ainda por motivos inconfessáveis (cherchez la femme) estão jogando lama no ventilador, e tentando transformar a atividade política, a mais nobre das atividades públicas (mesmo contaminada por muitos farsantes) em uma atividade abominável.

A razia que o MPF está promovendo contra a classe política em geral, e o Presidente Temer em particular, é mais que injusta, é asquerosa. O Procurador Geral Rodrigo Janot, mancomunado com o Ministro Edson Fachin e  com o auxílio luxuoso da Rede Globo, expuseram à execração pública mais de quatrocentos políticos com a publicação da tal lista, independentemente de terem cometido crimes ou não, um verdadeiro index politicorum proibitorum.

Como colocar no mesmo saco um Jarbas Vasconcelos junto a um Renan Calheiros?; um Roberto Freire junto a um Romero Jucá?; um Aldo Rebello junto a um Eduardo Cunha?. A ideia é nivelar por baixo, porque se todos são ladrões, então viva o Lula.

Alguns dias depois da fatídica publicação o Ministro Fachin mandou retirar da lista vários nomes, por falta de provas. Por que então não checou antes? Não posso crer em distração ou em descuido. É claro que isso foi de caso pensado. Claro que essa notícia, com os nomes dos excluídos,  não teve o mesmo destaque pela imprensa, e, mesmo assim, o estrago já estava feito.

Hoje a Rede Globo se superou, colocou na capa de sua revista Época, em letras pequenas, dentro de um quadro, “Entrevista exclusiva com Joesley Batista” e, em letras garrafais, tomando toda a capa, as palavras do criminoso impune de 245 crimes, promovido a oráculo da verdade: “TEMER É O CHEFE DA QUADRILHA  MAIS PERIGOSA DO BRASIL”.

A mim se afigura nitidamente uma campanha para derrubar o Temer, que estabilizou os fundamentos da economia, moralizou a Petrobras, o Banco Central, o Tesouro Nacional e, principalmente o BNDES (de que a Rede Globo é a maior devedora) fitando certamente a volta da roubalheira que ali imperou, e multiplicou em pouco tempo a fortuna do bandido/açougueiro mais de quarenta vezes, passando de um faturamento de 4 bilhões de reais em 2004 para 183 bilhões em 2016, período em que o PT mandou e desmandou.

E o chefe da quadrilha mais perigosa do Brasil é o Temer, que até um ano atrás era um vice-presidente sem nenhuma força política?

Seria cômico, se não fosse trágico!


* Cherchez la femme: Expressão do francês que significa literalmente procure a mulher, mas que se usa no sentido de procure a raiz do problema.



Nenhum comentário:

Postar um comentário