segunda-feira, 12 de junho de 2017

COLUNA - Vicente Alencar

VICENTE ALENCAR*
EDIÇÃO Nº 1084
SEGUNDA-FEIRA
12 DE JUNHO DE 2017
FORTALEZA
CEARÁ



2017

 Ano do centenário de nascimento de Dona Luísa Mendonça de Alencar.

 Ano do centenário de nascimento do Senador Carlos Jereissati.

 Ano do centenário de nascimento do Professor João Hipólito Campos de Oliveira.

 Ano do centenário de nascimento do Professor Itamar Espíndola.

 Ano do centenário do Professor Mardônio Peixoto Botelho.

12 de junho  Dia dos Namorados!


JOSÉ MARIA CHAVES FAZ PALESTRA
O Acadêmico José Maria Chaves (Presidente da Academia Cearense de Médicos Escritores) será o palestrante desta segunda-feira, dia 12, na Sociedade Cearense de Médicos Escritores-SOBRAMES, Regional do Ceará, presidida por Marcelo Gurgel.

Será às 19 horas e 30 minutos, na sede da entidade, Av. Rui Barbosa, 1880, ou seja, no Espaço cultural Dra. Nilza dos Reis Saraiva, atendendo ao Programa Semeando Cultura.

O tema da palestra de José Maria Chaves será "Literatura de Cordel - Uma riqueza de nosso Folclore".


BEBIDA VENDIDA EM ESTÁDIO - NUNCA, JAMAIS!


TERÇA EM PROSA E VERSO
Será nesta terça-feira, dia 13  amanhã, Dia de Santo Antonio, NO HORÁRIO DAS 9 HORAS E 30 MINUTOS ÀS 11 HORAS E 30 MINUTOS, mais uma "Terça-Feira em Prosa e Verso", programação cultural, com leituras de poesias, trovas,pensamentos, além de pequenas crônicas e artigos.

Como sempre, na Academia Cearense de Letras (Rua do Rosário, 01, Palácio da Luz, olhando para a IGREJA DO ROSÁRIO). Coordenação de Vicente e Margarida Alencar. Todos os que gostam de Cultura são convidados.

CLUBE DOS POETAS
O Clube dos Poetas de Fortaleza-CPFOR passou a contar com a presença de Francisco Antonio Tomás Ramos, médico e escritor cearense, que pertence a Sobrames-CE e Academia Cearense de Médicos Escritores-ACEMES.

REUNIÃO ADIADA
Em virtude do "feriadão" a reunião da Sociedade Cearense de Geografia e História, passou neste mês de junho do dia 16 (sexta-feira) para segunda-feira dia 19.

Todos os Confrades e Confreiras deverão comparecer naque dia a Casa de Juvenal Galeno às 15 horas e 50 minutos para a jornada mensal quer começará logo depois.

FUNASA
O cruzamento da Rua Dr. José Lourenço com Av. Santos Dumont, na Aldeota, continua sujo, muito sujo. Dá pena! No prédio ali existente funciona a Fundação Nacional de Saúde - FUNASA.

GENERAL SAMPAIO
É lamentável o estado em que se encontram as calçadas da Rua General Sampaio, desde o cruzamento com a Rua São Paulo até o cruzamento com a Rua Pedro I. Oitenta por cento dos espaços dos pedestres são utilizados por Vendedores de Rua. não somente Ambulantes, comerciantes de Rua. Todo mundo faz o que deseja no Centro de Fortaleza, a nossa FortaLIXO.

BANHOS NA PRAÇA
Todos os dias, quem quiser fotografar e colocar na Internet poderá fazê-lo, desocupados tomam banhos nus, despidos, cedo da manhã, na Praça do Ferreira, em frente ao prédio onde funcionou há alguns anos a loja FLAMA. Cidade boa é assim, cada um faz como gosta!


INFERNIZAR
Estas Ciclovias vieram para infernizar o trafego normal de veículos da Cidade. Só o Beto Bicicleta é fã, gasta dinheiro com propaganda e piora o trafego. É fogo!


ALEXANDRE MAIA
com seu programa "O Papo do Alexandre Maia" neste sábado às 14 horas na Rádio Assunção Cearense AM 620.

HOJE
Enquanto isso, hoje  sexta-feira  às 22 horas, o nosso Programa Vicente Alencar  EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE na mesma emissora.

CONFERÊNCIA 
O professor cearense Edmílson Caminha Junior membro correspondente da Academia Cearense da Língua Portuguesa, em Brasilia, esteve em Teresina, esta semana, proferindo palestra sobre a passagem do Sesquicentenário de nascimento do escritor cearense Adolfo Caminha.

O autor de A Normalista (1823), Bom crioulo (1895) e Tentação (1896) entre outros livros, nasceu em aracati em  29 de maio de 1867 e morreu no Rio de Janeiro em 01 de janeiro de 1887 com 30 anos incompletos.

Edmílson Caminha Junior foi alvo dos maiores elogios após a sua fala que fez parte da programa da Semana Piauiense do Livro.

CULTURA
Amigos, artistas, literatos de Limoeiro do Norte estão organizando a criação da Academia Limoeirense de Cultura e Arte que será administra por uma central de atividades em Fortaleza.

O pensamento inicial é congregar os limoeirenses artistas que residem em Fortaleza a tocar o projeto que visa a promoção maior da Cidade no cenário nacional.

LEIA, leia mais. prestigie os AUTORES CEARENSES.


Contactos com esta Coluna neste endereço eletrônico:


CUMPRIMENTOS 
Elizabeth Borguino, em Paris; Rosângela Kabel, em Copenhague; Sara Morais, em Lisboa, pela recepção ao nosso trabalho; Cecília Quadros e Fausto Penteado Lopes; Malu Lopes e Marlene Lopes, em São Paulo; Victor  Nunes, em Minas Gerais; Francisco Freitas e Marcos Caminha, no Maranhão; Ângela Abranches, em Vitória.


Nenhum comentário:

Postar um comentário