sábado, 17 de junho de 2017

DESAGRAVO - Manchete Infeliz (AM)


MANCHETE INFELIZ
Antônio Mourão*


Quero registrar meu protesto à maneira extremamente desrespeitosa e injusta como o jornal O POVO apresentou sua manchete de hoje (16.06.2017) assacando contra a figura do ex-governador Lúcio Alcântara.

Naturalmente que ninguém está protegido, nem desejo defender a impunidade, mas Dr. Lúcio Alcântara – em sua longa carreira política – nunca teve qualquer falta cometida nessa dimensão. É tido, por todos os cearenses, como um patrimônio moral e ético do Ceará. Honesto até prova em contrário.

Então, uma denúncia de um delator leviano não pode motivar um jornal do porte do O POVO a jogar o Dr. Lúcio na vala comum dos políticos corruptos. O jornal O POVO conhece Dr. Lúcio Alcântara, de muitos anos. E sempre teve por ele respeito e admiração.

O jornal não pode ser entregue a “focas desvairados”. Precisa ter maturidade e saber claramente como tratar as pessoas de bem.

Meu veemente protesto.





COMENTÁRIOS:

1. Não canso de lembrar a curiosa tradição medieval que ainda se observa em uma velha cidade da Inglaterra, costume talvez trazido do tempo em que a edilidade era exercida por um chamado “burgomestre”.

Os cidadãos de tal província pesam o prefeito no momento da sua posse e tornam a pesá-lo quando ele entrega o cargo. Pela norma consuetudinária local, nesse período o administrador público não pode  ter ganhado peso.

Adaptando esse rico simbolismo, desafio os detratores de Lúcio Gonçalo de Alcântara – o qual foi quase tudo na política cearense, além de integrante do Parlamento Nacional – que sopesem suas posses históricas, herdadas e honestamente adquiridas, e as confrontem com o seu patrimônio atual. E não se precisa de mais nada para ter absoluta certeza de sua idoneidade. 

Não. Não é verdadeiro o ingênuo axioma segundo o qual quem não deve não teme. Na verdade, quem não deve teme sim, e teme mais, porque a injustiça perpetrada contra alguém dói muito mais do que a culpa revelada.  

Reginaldo Vasconcelos



2. Também não posso ficar calado diante da ignomínia perpetrada contra o Dr. Lúcio Alcântara, quando o mais tradicional jornal da minha terra, o jornal do grande Demócrito Rocha, e do meu saudoso amigo Demócrito Dummar, traz uma manchete absolutamente injusta com o Dr. Lúcio. Isso não é só uma afronta ao grande homem público, mas uma inconcebível agressão ao povo do Ceará.

Humberto Ellery 

Nenhum comentário:

Postar um comentário