sábado, 7 de julho de 2018

NOTA JORNALÍSTICA - Sinuca Dramática


SINUCA DRAMÁTICA

O poeta Paulo Ximenes, membro da ACLJ, que nas horas vagas é engenheiro, perdeu uma noite de sono angustiado com a situação dos garotos presos há cerca de 15 dias numa caverna da Tailândia.

Preocupa-o fundamente o grave impasse em que o grupo se encontra – seus componentes vivos, saudáveis, sorridentes, porém prisioneiros de uma bolha de ar subterrânea de difícil acesso, a quilômetros de profundidade, de onde ninguém sabe como os retirar com segurança, e em que um mergulhador da equipe de socorro veio a óbito.

De fato, o mundo está voltado para a salvação do grupo, cada vez mais vulnerável, à medida que passa o tempo, pois o oxigênio do ambiente esta se reduzindo, e as chuvas ameaçam manter, quem sabe fazer subir, o nível da inundação da gruta enorme.

Mas ninguém ainda apresentou uma solução viável, pois os pequenos atletas de futebol não conhecem as técnicas de mergulho autônomo, quanto mais para aplica-las em específicas condições espeleológicas, que requerem especialização, mesmo dos profissionais. Perfurar a rocha até a bolha para içar a meninada não se tem revelado até agora como algo factível, pela demora que demanda e os riscos de desabamento que apresenta.

Paulo Ximenes amanheceu com uma solução onírica, mas engenhosa, e para desencargo de consciência desenhou a sua ideia e enviou à redação do Blog. A ideia consiste em uma cápsula de plástico flexível e resistente em que cada menino fosse inserido sob efeito sedativo de ácido nitroso.


O habitáculo seria alimentado de oxigênio por mangueira ligada a compressor de ar, desde o exterior da caverna, e seria tracionado lentamente, um por um, com o acompanhamento das equipes de socorro.

Fica a ideia registrada. Vamos ver que solução salvadora os engenheiros empenhados na missão implementarão nos dias próximos. O mundo vai viver um trauma ingente se  não tiver êxito a operação que executarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário