DESTAQUES CEARENSES

DESTAQUES

CEARENSES

Edição

2020

Alexandre Sales

Troféu Empreendedores

*******

Igor Queiroz Barroso

Troféu Benemerência

*******

Cabeto Martins Rodrigues

Troféu Prasino Angelos

_______________________

PALAVRA DO ANO

EM 2020

“PANDEMIA”

*******

SENTIMENTO

MAIS DEMANDADO

EM 2020

“RESILIÊNCIA”

______________________

quinta-feira, 19 de julho de 2018

NOTA ACADÊMICA

ENCONTRO SEMANAL 
NA TENDA ÁRABE



Na noite desta quarta-feira (19.07.18) a ACLJ recebeu na Tenda Árabe o Presidente da Academia Cearense de Arte, Eduardo Oliveira. Em torno do convidado estiveram os acadêmicos Reginaldo Vasconcelos, Arnaldo Santos, Paulo Ximenes e Altino Farias. Ainda ausente o confrade Rui Matinho Rodrigues, que goza férias com a família no Rio Grande do Sul.  
As artes plásticas foram o tema central, campo do conhecimento de domínio do Eduardo, que é graduado na matéria, especialista em avaliar a autenticidade e o valor artístico de obras esculturais e pictóricas. Fizeram-se comparações entre os critérios para detecção de talento genuíno, seja no exercício das belas artes, seja na seara das belas letras, notadamente a poesia.  

A experiência gastronômica, conforme programado, foi o prato de estrogonofe com batalhas-palha, no nosso caso um stroganov, já que seguindo a receita russa que nos fei enviada de São Petersburgo por Dmitry Sidorenko,  Membro Honorário da ACLJ.

Essa iguaria foi  inventada quando um chefe de cozinha francês sincretizou itens das culinárias eslava e francesa, para uma recepção da família nobre com esse sobrenome, em São Petersburgo. 

A maior dificuldade nesse preparo é a confecção caseira do creme de leite fermentado, denominado smetano, que é onipresente na culinária russa, e que é essencial no preparo da receita original do stroganov.

Nenhum comentário:

Postar um comentário