quinta-feira, 26 de março de 2020

CONTO - Resistência (ES)

RESISTÊNCIA
Edmar Santos*


Envolto em seus pensamentos, orações e sacrifícios, um homem isolou-se por quarenta dias. Um propósito superior estava a lhe guiar ao objetivo.

A fome o assolou, e, em sua fraca estrutura famélica, ouvia vozes alheias a si, que procuravam induzi-lo a fazer suas vontades:

– Faz conforme te digo.

Entretanto, o que importava ao homem não era o momento adverso, e sim o propósito maior. Então, refutou as vozes alheias e lhes respondeu com voz que aparentava fraqueza, no entanto, invariável no tom.

– A questão não é a fome que me assola, a escassez do alimento. É o que posso suportar quando esta situação se impõe.

Indignadas e persistentes, as vozes continuaram a afligir o homem. Retóricas de favorecimentos e benesses grandiosas lhe foram oferecidas, bastando, para tal, que ele se permitisse a simples aceitação e obediência inquestionável, em relação a elas.

– Já trago no coração o meu norte – disse o homem – e toda a virtude necessária e existente está em quem já sigo dentro de mim.

Indignadas com a ineficácia de sua persuasão, as vozes tentaram constranger o homem em sua honra e fidelidade.

– Entendemos tua posição – as vozes exclamaram com desdém – já que tu segues com tanta obstinação esse teu norte, e ele te coloca nessa situação deplorável e paupérrima, por que não te lanças logo à morte, já que ela parece ser o destino que te espera?

O homem procedeu com uma inspiração profunda, como quem busca nos pulmões o último ar, em momento de agonia; com serenidade impressionante, assomada em uma voz que já não expressava exaustão, determinado, disse:

– Quem eu sigo e está em mim, o faço por minha convicção, escolha própria, e ninguém pode induzir-me com belas retóricas a mudar meu objetivo. Se não sei quais consequências me aguardam, sei que são minhas.



COMENTÁRIOS

Essas palavras me fizeram refletir sobre a fé, a confiança e a resistência.
Rosângela Santos


Palavras que me fazem ter mais fé em DEUS.
Anônimo


Excelente texto. Ótimo para reflexão.
Daniele Queiroz


Amo suas colocações, são excepcionalmente reflexivas...
Aline

5 comentários:

  1. Essas palavras me fez refletir sobre a fé,confiança e resistência. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. 👏👏👏👏Excelênte texto. Ótimo para reflexão.

    ResponderExcluir
  3. Amo suas colocações,são excepcionalmente reflexivas...

    ResponderExcluir