quarta-feira, 18 de março de 2020

CRÔNICA - Ceará Tem Um Bom Inverno (JGB)


CEARÁ TEM
UM BOM INVERNO
JO GU BAS*


AS CHUVAS caídas do começo do ano até 19 de março, dia de nosso Padroeiro São José, asseguraram um bom inverno, com os pluviômetros ultrapassando os duzentos milímetros. Cerca de quinze açudes de pequeno e médio porte continuam “sangrando”, e os grandes Araras, Banabuiú e Orós recebem boa quantidade d’água.  Os peixes já chegaram às mesas dos sertanejos, bem como o feijãozinho e o milho verde. Três mortes foram registradas por queda de raios, o que deve servir de alerta às autoridades. Lamentável o alto índice de vítimas pelas inundações na Baixada Santista e no Rio de Janeiro, que já chegaram perto de cem. Que não haja mais mortes!

AO CRONISTA cabe o registro de acontecimentos, bons ou não. Lembro-me, como se hoje fosse, quando do início no jornalismo, lá pela não tão longínqua década de cinquenta, da verdadeira cratera em que se transformava um buraco de esgoto situado na Avenida Duque de Caxias, irresistível aos tempos e à insensibilidade dos políticos, em especial. os prefeitos. O mesmo pode-se dizer dos chefes políticos do Crato, onde o canal que recebe as águas do rio Granjeiro continua com os problemas de mais de meio século: transborda pela cidade, com graves consequências. Os caririenses precisam continuar a rezar pelo Padre Cícero para solução do “eterno” problema...

POR ÚLTIMO, há de se registrar a nova epidemia que assola nosso País, e todo o mundo, o tal coronavirus. Almejamos que todos sigam as orientações dos médicos e, breve, ela será vencida. Que outras não mais surjam, para que possamos continuar vivendo com relativa paz e felicidade, especialmente no lar, onde tudo começa e recomeça.
Que o Senhor dos Universos a todos proteja!


Nenhum comentário:

Postar um comentário