quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

REUNIÃO NA TENDA ÁRABE - MOMENTO LITERÁRIO (12.02.19)

REUNIÃO 
NA 
 TENDA ÁRABE
E MOMENTO LITERÁRIO
DA EMBAIXADA


Na noite da última terça-feira (12.02.19), reuniram-se na Tenda Árabe os acadêmicos Altino Farias, Reginaldo Vasconcelos, Paulo Ximenes, Alana Alencar Girão, Humberto Ellery, Adriano Jorge, Geraldo Amâncio, Concita Farias e os convidados Júlio Soares,  Marcelo Melo e Ireleno Benevides. 

Adriano e Geraldo Amâncio não constam das imagens porque saíram antes, por compromissos assumidos. A poetisa Consita, com seu filho, o historiador Armando Farias, e com os confrades Alana Girão e Paulo Ximenes.


Durante a reunião,  o confrade Geraldo Amâncio, o maior poeta popular cearense vivo, grande cantador de viola e cordelista, tratou sobre o convite oficial da ACLJ dirigido ao professor, físico, pesquisador e conferencista português Antônio de Abreu Freire, um brasilianista estudioso da nossa Literatura de Cordel, matéria sobre a qual publicou livro em Portugal, para que venha à Fortaleza proferir palestra e participar do sarau literário organizado pela Alana Girão.


Alana Girão, por seu turno, apresentou a programação definitiva do projeto intitulado Das Coisas de Dentro – um grande sarau literário a ser realizado no próximo dia 06 de abril, no Piano-Bar do Ideal Clube, evento da ACLJ que a Alana concebeu e que vai capitanear.
  
A experiência culinária desta vez foi de evocação italiana, Talharim com frango no molho a Marengo, especialidade do repertório culinário da Família Vasconcelos, executada pela culinarista Graça Leandro Vasconcelos, que recebeu uma salva de palmas dos convivas. 

Tal a qualidade do preparo e o apetite dos comensais que não houve tempo para o clássico registro fotográfico do prato. Clique sobre a foto para ampliá-la e obter a salivação naturalmente provocada pelo voyeurismo  gastronômico.

Seguiu-se à reunião a sessão de leitura de poesia e de prosa poética, o “Momento Literário da Embaixada da Cachaça”.

Essa prática artística e performática, internacionalmente designada como poetry slam,  nasceu em Chicago, na Green Mill Tavern, em meados dos anos 80, por inciativa do escritor Marc Kelly Smith, disseminando-se por todo o país e depois pela Europa, e por outras partes do mundo. A palavra inglesa slam refere a poesia produzida para ser lida em público.

Roberto Paiva, cliente da casa, sempre presente entre os partícipes, abriu a sessão de leituras. Seguiram-se os oradores Altino Farias (que leu dois poemas em homenagem a sua mulher, Gorete Farias), Romeu Duarte, Humberto Ellery, Ireleno Benevides, Concita Farias, Assis Ximenes, Disraeli Moura, Nirton Venâncio, artista multifacetado – poesia, música, cinema – cearense longamente radicado em Brasília, que veio à Fortaleza lançar seu mais recente livro, no dia 15 de fevereiro, na Livraria Lamarca.




 







 

Reginaldo Vasconcelos, encerrando a sessão, fez leitura da crônica carnavalesca “Muitos Carnavais, do seu livro Traços da Memória  Laços da Província  Volume II, a segunda das três crônicas de tema momino que ele se dispôs ler até o carnavalCompareceu ao final a poetisa veterana Maria de Jesus, que leu uma poesia de sua autoria, em homenagem a uma velha amiga falecida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário