quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

COLUNA VICENTE ALENCAR Nº 1399


COLUNA DO VICENTE ALENCAR
EDIÇÃO N° 1399
QUARTA-FEIRA, 06 DE FEVEREIRO DE 2019
FORTALEZA – CEARÁ – NORDESTE – BRASIL
Colaboração de Fernando de Alencar, Silvio dos Santos Filho, Ângelo Osmiro Barreto e Celina Freitas.


ONTEM À NOITE,
terça-feira dia 05, no Centro Cultural do Ceará, este colunista esteve a convite da Presidência da organização proferindo palestra sobre Dona Barbara de Alencar.  Falamos sobre a primeira heroína cearense, embora nascida na Cidade de Exu, Estado de Pernambuco.

Dissertamos sobre a vida e o trabalho democrático desenvolvido por ela, nas revoluções de 1817 e 1824. A Mãe de José Martiniano de Alencar (genitor do escritor José de Alencar) e Tristão Gonçalves Pereira de Alencar (que depois adotaria o Aposto de Araripe, modificando seu nome).

Foi uma noitada das mais interessantes, e na plateia, entre outros convidados, lá estiveram Neuzemar Gomes de Moraes, Presidente da Academia Cearense de Retórica; José Maria Chaves, Presidente da Academia Cearense de Médicos Escritores; Ernani Machado, Presidente de Honra do Centro Cultural do Ceará; Ângelo Osmiro Barreto, Presidente do Grupo de Estudos do Cangaço; Professor Eleazar, especialista no estudo de conflitos bélicos; Regine Limaverde, da Academia Cearense de Letras.

Também o Jornalista Paulo Tadeu, representando a Associação Cearense de Imprensa, Nirvanda Medeiros, do Fórum de Debates do Ceará, além dos Confrades e Confreiras do CCC. Barbara de Alencar, a extraordinária heroína que está sepultada na Igrejinha da Fazenda Touro, no Município de Campos Sales, continua sendo figura marcante em nossa História, e, sempre que se fala sobre ela, todos mantêm a melhor atenção.


LEANDRO SERPA,
que se constituiu num dos maiores árbitros do futebol cearense, é atualmente um comentarista esportivo vibrante, atuando na Rádio Cidade AM 860, no horário das 11:00h às 11 11:55h, no Programa Futebol em Debate, tendo ao seu lado JB Fontelles.

O ESTADO DO CEARÁ NECESSITA NOS SEUS 184 MUNICÍPIOS, INCLUINDO A CAPITAL DE MAIS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO. AQUELES ONDE OS MAIS POBRES POSSAM ESTUDAR.

OS PAIS QUE GANHAM SALÁRIO MÍNIMO NO BRASIL NÃO PODEM PAGAR O ENSINO PARA SEUS FILHOS. POR ISSO PRECISAM DE ENSINO PÚBLICO.

O ENSINO PÚBLICO PRATICAMENTE NÃO ALCANÇA SEUS OBJETIVOS. O NÚMERO DE ESTABELECIMENTOS É INFINITAMENTE MENOR QUE O NECESSÁRIO.

GONZAGA MOTA,
ex-governador do Estado do Ceará programou para o próximo dia 14, quinta-feira, o lançamento do seu livro “Meus poemas Ilustrados”.

Será na Livraria Benfica, que se localiza no espaço do estacionamento do Shopping Benfica, na Av. Carapinima, 2.200. O horário a ser cumprido no lançamento vai das 19:00h às 21:00h, numa promoção da Editora IMEPH.

Todos os amigos, colegas, políticos, ex-alunos, ex-colegas de Secretariado, confrades e confreiras acadêmicas estão sendo convidados para se fazerem presentes.

ATENÇÃO!
Foi adiada a posse do Trovador Gutemberg Liberato de Andrade à frente da Diretoria da União Brasileira de Trovadores – UBT FORTALEZA. O evento não mais acontecerá sábado vindouro, dia 9, como estava previsto anteriormente. Uma outra data será posteriormente definida.

CONTINUARÁ
à disposição daqueles que gostam de Rádio, a Exposição de Aparelhos de Rádio Antigos, até o dia 11 (segunda-feira) que tem lugar na ACI – Associação Cearense de Imprensa, na Rua Floriano Peixoto, 735.

A promoção é da Associação Cultural dos Rádio-Ouvintes do Ceará – AOUVIR, sob a presidência da Advogada Verônica Fontenelle. 

Nesta reunião serão homenageados entre outros os Radialistas Cid Carvalho e Narcélio Limaverde.

VAMOS CONSTRUIR O HOSPITAL DO BÉTICOS DO BRASIL EM 14 POR CENTO DA POPULAÇÃO SOFREM COM A DOENÇA. E AQUELES QUE SÃO POBRES NÃO TEM COMO COMPRAR SEUS REMÉDIOS.

Escute
nas sexta-feiras, das 22 às 23 horas, o Programa Vicente Alencar – Educação, Cultura e Esporte. Rádio Assunção Cearense AM 620, também no seu Celular, pelo aplicativo e em seu computador. No mundo não há distância que nos separe.

ACADEMIA
Cearense de Literatura e Jornalismo, sob o comando do Jornalista Reginaldo Vasconcelos, realizou importante reunião ontem na Tenda Árabe, congregando, além da Decúria, um grande número de confrades e confreiras. Dentre eles o poetas Geraldo Amâncio e Alana Girão, e o Membro Correspondente no Paraná, Dennis Vasconcelos. Ausentes este colunista, por força maior, e o Presidente de Honra Rui Martinho Rodrigues, que se encontra em Porto Alegre-RS.  Entre outros assuntos, foi discutida a programação da Assembleia Geral Aniversário da Instituição, no 4 de maio vindouro.

CASA DE LIVROS USADOS,
Sebo “O Geraldo”, na Rua 24 de Maio, 950, aberto de 8 da manhã às 16 horas. Livros a partir de 5 reais. Conheça o nosso Espaço Cultural.

O FORTALEZA
Esporte Clube, depois de conseguir o retorno de Edinho, anunciou nesta quarta-feira o retorno do atacante Dodô, que estava fazendo  falta ao Tricolor de Aço.

A IMPRENSA:
Continua sendo o quarto Poder.



Nenhum comentário:

Postar um comentário