quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

NOTA LITERÁRIA - Biografia de Neuzemar de Moraes

NEUZEMAR GOMES DE MORAES
UMA BIOGRAFIA EDIFICANTE
  
A médica Vanessa Gomes de Moraes, que entre outros títulos profissionais e literários, nacionais e estrangeiros, é Presidente do Centro Cultural do Ceará, percebendo a riqueza humana da história de seu pai, o político e advogado Neuzemar Gomes de Moraes, teve a iniciativa de escrever a sua magnífica biografia. A concorrida e agradável tarde de autógrafos ocorreu neste sábado, dia 23 de fevereiro, no Café Patriota, em Fortaleza.  

Vanessa conta a saga de quem nasceu nas matas do Estado do Acre, aonde demandara o futuro genitor, integrado ao chamado “Exército da Borracha”, e veio em menino ao encontro das raízes cearenses, para a casa fazendeira do avô materno.

Trabalhou na roça durante a juventude, alfabetizou-se completamente em torno dos vinte anos de idade – para ir estudar em Brasília e tornar-se um grande advogado, civilista e criminalista, retornando depois ao Ceará para instalar a sua Banca e ingressar na política, chegando a vice-prefeito da cidade cearense de Iracema, origem de seus pais, da qual é hoje um verdadeiro embaixador.

Em face de seu notório saber jurídico e dos padrões éticos que marcam a sua conduta política e social, Neuzemar passou a ser convidado por seguidos Governos Estaduais para cargos de confiança na Administração Pública, enquanto seus dotes intelectuais despontavam aos olhos dos grandes paredros da inteligência  alencarina, de modo que se foi ele integrando a diversas academias literárias e a outras instituições culturais do Ceará e de além-mar.

A propósito, neste mês de fevereiro Neuzemar foi eleito e assumiu a presidência da Academia Cearense de Retórica, grande “retor” que de fato é – o maior orador no Ceará atualmente, sucedendo ao célebre jornalista, dramaturgo e escritor Manuel Eduardo Pinheiro Campos, o Manuelito Eduardo, falecido em 2007 – segundo defendeu em seu discurso o presidente da ACLJ, Reginaldo Vasconcelos, durante o lançamento da obra.

Após a fala da Dra. Vanessa, e do emocionado discurso do próprio Neuzemar, diversos oradores se revezaram ao longo da solenidade, dentre eles o advogado Paulo Quezado e a Irmã Conceição Dias, do Lar Amigos de Jesus, que acolhe crianças vítimas de câncer. O livro “Neuzemar Gomes de Moraes – Um Exemplo de Vida” não foi vendido durante o lançamento, mas permutado por leite em pó, que foi doado para as criancinhas acolhidas pela obra pia da freira benemérita.


Acione o link abaixo para acessar o 
discurso de Neuzemar Gomes de Moraes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário