terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

COLUNA VICENTE ALENCAR Nº 1409

  
VICENTE ALENCAR
EDIÇÃO Nº 1409
3ª FEIRA
19 DE FEVEREIRO DE 2019

FORTALEZA
Capital Brasileira do Artesanato

CEARÁ
Terra da Luz

NORDESTE
Inspiração de poetas e escritores Brasileiros

BRASIL
Mudando de Governo pretendendo melhorar

AMÉRICA DO SUL
Onde estamos sempre progredindo



O BRASIL ACIMA DE TUDO!
(Mesmo que alguns desclassificados ainda estejam residindo por aqui. Mesmo presos).


1. Membro Correspondente da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo, residindo no Rio de Janeiro, o Confrade Luiz de Morais Rêgo Filho, esteve em Fortaleza

2. Hoje às 15 horas na Casa de Juvenal Galeno (Rua General Sampaio, 1128, no Centro) o lançamento da Revista da Sociedade Cearense de Geografia e História, edição 2018.

3. No corpo da Revista estão os seguintes autores: 

1 - Ângelo Osmiro Barreto.
2 - Aristides de Sousa Neto.
3 - Cássio Borges.
4 - Clóvis Maciel.
5 - Evandro Bezerra.
6 - Herculano Verçosa.
7 - José Fonteles.
8 - José Henrique Braga.
9 - José Maria Chaves.
10 - Marum Simão.
11 - Neuzemar Gomes de Moraes.
12 - Raimundo Ximenes.
13 - Vicente Alencar.
14 -Weidson Oliveira.

4. A tarde desta quarta-feira, dia 20, às 15 horas e 30 minutos haverá reunião da Academia Fortalezense de Letras, no Palácio da Luz, Rua do Rosário, 1, sede da Academia Cearense de Letras. 

5. Membro titular da ALMECE, Paulo Neves foi eleito neste domingo Presidente da Acla – Academia Columinjubense de Letras e Artes, sediada em Maranguape. Parabéns ao ilustre colega e que desenvolva uma profícua administração.

6. Depois de tomar parte das eleições para renovação de poderes da Academia Limoeirense de Letras, retornou a Fortaleza, o Presidente da Acemes, José Maria Chaves.

7. Secretaria Geral da Presidência da República tem novo Ministro. Assume a pasta o General Floriano Peixoto, haja vista que ocorreu a primeira baixa no Ministério do Presidente Jair Bolsonaro. Ontem às 17 horas foi exonerado Gustavo Bebiano.

8. Comenta-se nos bastidores no Distrito Federal que o Presidente Jair Bolsonaro e seus acompanhantes mudarão de partido. Poderá ser recuperada a famosa UDN – União Democrática Nacional que resurgiria com a sua melhor força.

9. Aí pergunta-se: O PSD também voltará?

10. O Professor Rui Martinho que é o Presidente Emérito da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo está gozando férias no Rio Grande do Sul.

11. Jornalista Lúcio Brasileiro o maior colunista do Brasil gozando as delicias da amostragem cada dia maior do seu Blog “Quinta Avenida”.

12. “Lua Solidária” é o título do novo livro do Professor-Poeta João Gomes da Silveira onde o viés político é o lado forte.

13. Estou relendo uma das melhores obras de Poesia que á se publicou no Ceará: O Sonho de Ícaro – A história de uma paixão, de Fernando Só.

14. Escritora e Poetisa Juçara Valverde, destaque no circuito carioca de Letras, nos informando que não irá para a reeleição como Presidente da Academia Brasileira de Médicos Escritores-Abrames. Juçara realiza um trabalho da maior relevância a frente da entidade.

15. Dilercy Adler destacada escritora maranhense que preside a Sociedade  de Cultura Latina do Brasil – SCLB organizando excursão literária dos nossos valores a Portugal. O sucesso está garantido.

16. Esta noite das 22 às 23 horas para todo o Brasil, através da Internet – não há distância que nos separe, mais uma edição do Programa Vicente Alencar – Educação, Cultura e Esporte pela Rádio Assunção Cearense AM 620 e pela WebPatacas.

17. Poema de Haroldo Lyra (+), que foi membro da UBT Fortaleza.


SAUDADE

Se a saudade que sofre um coração
na face inteiramente se estampasse,
talvez agora a minha aparentasse
estranha galeria de ilusão.

se alheia ao peito em dor ela passasse,
sem deixar rastro nem sofreguidão,
talvez me fosse à toa a encenação,
do biombo a esconder o meu disfarce.

Oh! Saudade... escultora da esperança!
De sofrer-te meu coração se cansa
num sem fim de esperar inutilmente.

Oh! Saudade... ternura... sofrimento,
uma presença... um distanciamento...
sutil desejo de ver novamente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário