domingo, 17 de fevereiro de 2019

NOTA SOCIAL - Ministro Gustavo Canuto Visita o Dnocs


MINISTRO
GUSTAVO CANUTO
DO
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
VISITA O
DEPARTAMENTO NACIONAL
DE OBRAS CONTRA AS SECAS

(DNOCS)



O Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, veio ao Ceará esta semana despachar diretamente com o Governador Camilo Santana, e quis conhecer de perto a sede do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), essa autarquia veterana, há 109 anos dedicada a combater os efeitos da seca no semiárido nordestino.

Gustavo Henrique Rigodanzo Canuto é um paranaense de 40 anos de idade, engenheiro e advogado, que ascendeu por mérito na carreira pública, iniciada na Agência Nacional de Aviação Civil, chegando a assumir Secretarias em Ministérios e na Presidência da República, até ser nomeado pelo Presidente Bolsonaro para a nova pasta do Desenvolvimento Regional.







Recebido na sede do Dnocs pelo seu Diretor-Geral, Engenheiro Ângelo Guerra, e por demais membros de sua Diretoria, na manhã desta sexta-feira (15.02.19), o Ministro se fazia acompanhar do Deputado Federal Heitor Freire, de sua Assessora de Imprensa, Jornalista Jacqueline Rocha, e de outros integrantes de seu Gabinete.

Após ouvir uma detalhada exposição, com imagens de telão, sobre todas as ações do Dnocs em vários Estado do Nordeste, Gustavo Canuto visitou a Biblioteca do Órgão, que tem um riquíssimo acervo de documentos reunido desde a sua fundação.

Em seguida o Ministro participou de uma solenidade no auditório, com a presença de muitos integrantes do corpo funcional, notadamente os representantes de associações de servidores, ativos e inativos, alguns dos quais se pronunciaram, descrevendo os grandes méritos e as grandes carências da Autarquia.

ministroauditoriovale




(Imagens : Igor Batista - Departamento de Comunicação do Dnocs)



CONVIDADOS ESPECIAIS

Participaram da comitiva que recepcionou o Ministro Gustavo Canuto, como convidados especiais da Diretoria do Dnocs, Cássio Borges, Adriano Jorge e Reginaldo Vasconcelos, representando a Academia Cearense de Literatura e Jornalismo (ACLJ) – entidade que outorgou ao Dr. Ângelo Guerra o título de “Homem do Ano no Ceará em 2018”, em concorrida solenidade no Palácio da Luz, no último dia 06 de dezembro.


A ACLJ E O DNOCS

O Engenheiro Ângelo José de Negreiros Guerra, proposto pelo acadêmico Cássio Borges (também engenheiro e ex-diretor do Dnocs), foi eleito pela ACLJ “O Homem do Ano no Ceará em 2018”, concorrendo com mais dois grandes nomes da cearensidade, por ter ele se sagrado – segundo pesquisa realizada junto aos servidores do Órgão e aos membros da Academia Cearense de Engenharia – o melhor Diretor-Geral do Dnocs nos últimos 30 anos.

A partir desse trabalho de pesquisa junto aos servidores do Dnocs, e tendo em vista a eleição de Jair Bolsonaro à Presidência da República, a ACLJ entrou numa campanha em favor do Dnocs, entidade com imensa folha de serviços prestados ao Nordeste Brasileiro, por mais de cem anos, e que vinha sendo desprestigiada, e até ameaçada de extinção, por Governos Federais anteriores.

Entre as iniciativas tomadas, a ACLJ produziu um manifesto, em novembro passado, que confiou ao Deputado Federal, eleito pelo Ceará, Heitor Freire, do partido do Presidente Eleito, para ser entregue à equipe do futuro Governo, clamando pela manutenção e pela revitalização da autarquia – providencia que, certamente, surtiu os seus melhores efeitos. O Ministro Canuto se mostrou comprometido com a meta de resgatar o destino glorioso do Dnocs, prometendo verbas para a reestruturação de perímetros irrigados no Ceará, como o de Lima Campos e de Pentecostes, que estão desativados há três décadas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário