segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

NOTAS - Três Eventos Sociais de Sábado: Alfredo Marques - Neuzemar de Moraes - Carnaval da Saudade

1

ALFREDO MARQUES  
SOPRA VELAS ANIVERSÁRIAS
E
ENFUNA VELAS JORNALÍSTICAS


O advogado e apresentador de televisão Alfredo Marques Sobrinho, Membro Titular Fundador da ACLJ, recebeu os parentes e amigos mais íntimos no Flórida Bar, na Praia de Iracema, para uma lauta feijoada, ao meio dia deste sábado, dia 23 de fevereiro, comemorando o seu sexagésimo aniversário.  

Na oportunidade Alfredo vazou para este Blog da ACLJ (concebido e construído por ele mesmo, nos primórdios da entidade), que está em negociação com um canal de televisão local, no qual vai iniciar uma nova fase da sua vida jornalística – o quarto programa que apresentará, na quarta emissora a que emprestará a sua brilhante atuação – na verdade um presente que o aniversariante vai conceder à sociedade, numa generosa inversão.

Já tendo consolidado seu nome na audiência, tido como o mais popular apresentador de TV do Ceará, o novo horário na programação televisiva da Capital se intitulará “Programa Alfredo Marques”, o que certamente o fará resgatar a imensa audiência que ele conquistou nos canais anteriores, magnetizando o seu público com o seu discurso franco e desassombrado, sempre apontando os cacoetes dos homens públicos locais e nacionais, e dissecando com realismo os fatos mais momentosos da semana, a cada edição diária.





A ACLJ parabeniza o confrade pela efeméride natalícia e o saúda pelo auspicioso projeto do novo programa de TV que comandará, certamente com o mesmo êxito de sempre.        
..........................................................


2

NEUZEMAR GOMES DE MORAES
UMA BIOGRAFIA EDIFICANTE
  
A médica Vanessa Gomes de Moraes, que entre outros títulos profissionais e literários, nacionais e estrangeiros, é Presidente do Centro Cultural do Ceará, percebendo a riqueza humana da história de seu pai, o político e advogado Neuzemar Gomes de Moraes, teve a iniciativa de escrever a sua magnífica biografia. A concorrida e agradável tarde de autógrafos ocorreu neste sábado, dia 23 de fevereiro, no Café Patriota, em Fortaleza.  

Vanessa conta a saga de quem nasceu nas matas do Estado do Acre, aonde demandara o futuro genitor, integrado ao chamado “Exército da Borracha”, e veio em menino ao encontro das raízes cearenses, para a casa fazendeira do avô materno.

Trabalhou na roça durante a juventude, alfabetizou-se completamente em torno dos vinte anos de idade – para ir estudar em Brasília e tornar-se um grande advogado, civilista e criminalista, retornando depois ao Ceará para instalar a sua Banca e ingressar na política, chegando a vice-prefeito da cidade cearense de Iracema, origem de seus pais, da qual é hoje um verdadeiro embaixador.

Em face de seu notório saber jurídico e dos padrões éticos que marcam a sua conduta política e social, Neuzemar passou a ser convidado por seguidos Governos Estaduais para cargos de confiança na Administração Pública, enquanto seus dotes intelectuais despontavam aos olhos dos grandes paredros da inteligência  alencarina, de modo que se foi ele integrando a diversas academias literárias e a outras instituições culturais do Ceará e de além-mar.

A propósito, neste mês de fevereiro Neuzemar foi eleito e assumiu a presidência da Academia Cearense de Retórica, grande “retor” que de fato é – o maior orador no Ceará atualmente, sucedendo ao célebre jornalista, dramaturgo e escritor Manuel Eduardo Pinheiro Campos, o Manuelito Eduardo, falecido em 2007 – segundo defendeu em seu discurso o presidente da ACLJ, Reginaldo Vasconcelos, durante o lançamento da obra.

Após a fala da Dra. Vanessa, e do emocionado discurso do próprio Neuzemar, diversos oradores se revezaram ao longo da solenidade, dentre eles o advogado Paulo Quezado e a Irmã Conceição Dias, do Lar Amigos de Jesus, que acolhe crianças vítimas de câncer. O livro “Neuzemar Gomes de Moraes – Um Exemplo de Vida” não foi vendido durante o lançamento, mas permutado por leite em pó, que foi doado para as criancinhas acolhidas pela obra pia da freira benemérita.

 

Acione o link abaixo para acessar o 
discurso de Neuzemar Gomes de Moraes.


..........................................................


3

NÁUTICO
CARNAVAL DA SAUDADE
TRADIÇÃO E ALEGRIA
“ATÉ EMBAIXO D’ÁGUA”
  
O Náutico Atlético Cearense promoveu neste ano de 2019, na noite deste dia 23 de fevereiro, a 52ª edição do Carnaval da Saudade, sob o comando do Presidente do Clube, o advogado Jardson Cruz, que também preside atualmente a Academia Cearense de Direito.

Desta vez o evento foi dedicado ao grande compositor romântico cearense Evaldo Gouveia, Membro Benemérito da ACLJ, o qual fez grandes incursões pela boa música do carnaval brasileiro, inclusive sambas enredos da Portela, escola de samba carioca – um deles vencedor em 1974, O Mundo Melhor de Pixinguinha.





Infelizmente o homenageado não pôde comparecer à festa, pois a idade avançada e uma doença vascular o impediram, mas ele se fez representar por sua mulher, a advogada Liduina Lessa, que recebeu por ele as merecidas honrarias.


Na imagem de arquivo, Evaldo e Liduina entre confrades, em reunião na Tenda Árabe, a que ele comparecia com ela muitas vezes, deleitando os confrades com as suas canções ao violão e com a história da sua saga, desde quando saiu do seu Iguatu, ainda menino, até o atingimento dos píncaros da fama, entre os anos 50 e 80 do Século XX. 



Um outro acadêmico, o pesquisador e documentarista musical Ulysses Gaspar, com o contributo das longas entrevistas que o compositor prestou à ACLJ, produziu a sua biografia autorizada – O Que Me Contou Evaldo Gouveia”. Evaldo Gouveia compôs para a ACLJ a Canção da Academia”, intitulada Cântico Cearense.







Logo após a coroação do novo Rei Momo, Gil Barata, pelo Presidente do Clube, Jardson Cruz, durante o magnífico desempenho das Bandas do Cordão do Bola Preta, e, em seguida, Caribbean Kings, contratadas diretamente do Rio de Janeiro, desabou um temporal sobre a Cidade, evento meteorológico que não teve potencial para desanimar o imenso público.

Pelo contrário, enquanto alguns foliões se entregaram a um delicioso banho de chuva, sambando freneticamente no salão descoberto, os brincantes que preferiam não molhar as fantasias se condensaram animadamente nas áreas cobertas do Clube, sem por um momento perderem a alegria – no exato clima da crônica “O Inverno e o Carnaval”, do acadêmico da ACLJ Reginaldo Vasconcelos, que por isso resolvemos republicar abaixo.



A propósito, durante o Carnaval da Saudade deste ano, e após a chuva, Reginaldo posa entre o radialista e promotor de eventos Alexandre Maia (à direita) e o também advogado Manuel Castelo Branco Camurça, um dos mais notórios e devotos torcedores do Ceará Sporting Clube, além de um grande entusiasta do carnaval carioca, a que comparece religiosamente a cada ano para torcer pela Portela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário