quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

NOTA ACADÊMICA - Totonho Laprovitera


O QUE DIZ E FAZ 
TOTONHO LAPROVITERA
NOVO INTEGRANTE DA ACLJ

O  jornalista Wilson Ibiapina, Membro Titular desta ACLJ, na edição da última terça-feira de seu programa Brasília – Ceará, pela TV Diário, entrevistou o artista plástico cearense Totonio Laprovitera.




Totonho apresentou um projeto para o embelezamento artístico da entrada da cidade, no trajeto do Aeroporto Pinto Martins até a orla, onde se instalam os hotéis que recebem o grande fluxo turístico em Fortaleza.
A começar pela pintura das fachadas dos bairros populares que fazem parte do roteiro, passando pela grafitagem dos muros com a pintura de varandas de redes de dormir.

Sugere também a decoração das passarelas que atravessam as avenidas, além de iluminação feérica de viadutos e de posteamento especial, imitando a forma das velas das jangadas. 
O projeto, posto à disposição do Poder Público local e de empresas interessadas no incremento da indústria do turismo cearense, tem ainda a virtude de dar maior visibilidade aos artistas desta terra alencarina, que é pródiga em talentos criativos.
Totonho, que é arquiteto, pintor, poeta, escritor e compositor musical, no último dia 26 tomou posse na ACLJ, e no próximo 16 de dezembro lançará um novo livro, no Ideal Clube, obra que explora a notória veia cômica cearense, como o título já indica: “Causos”.
Ao falar como novo acadêmico da ACLJ, logo após a sua investidura na dignidade honorífica no auditório da ACI, ele principiou afirmando a sua grande vocação bem acalentada: 

Pois é. Minha atividade literária só tem me dado aletria!”. E prosseguiu:

Quando recebi o convite do Presidente Reginaldo Vasconcelos, em acato à indicação do cientista, pesquisador e professor Luiz de Morais Rego Filho, Membro Correspondente desta Academia no Rio de Janeiro e meu velho colega de bancos escolares, pensei: ‘Isso é bem coisa do Braga Montenegro, meu padrinho de batismo, que, lá do Céu, está fazendo Deus inventar de escrever a minha vida em linhas que só me levam às coisas boas’.

Receber este diploma, com direito a ter vestido a pelerine pelas mãos da minha mulher Elusa, meu grande amor e maior incentivadora do meu itinerário artístico, ao lado dos nossos filhos Fernando Victor e Joana, me reforça a crença e a certeza de continuar o percurso da vida com a simplicidade que a arte dele requer.

Mais do que uma forma de expressão, escrever me é uma necessidade de ter o que dizer. Escrevo como falo, escrevo por prazer, escrevo para contar, para ler, para fazer companhia... Escrevo porque vivo!

Para quem só queria desenhar e pintar histórias com palavras, e terminou arquitetando livros...

Bem, sendo breve, agradeço aos que fazem a Academia Cearense de Literatura e Jornalismo por tamanha honraria e acolhida nesta casa, convido todos aqui presentes para o lançamento do meu livro Causos, a ser realizado na quarta-feira do dia 16 de dezembro de 2015, no Ideal Clube, cá em Fortaleza.

Muito Obrigado!

Totonho Laprovitera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário