terça-feira, 1 de dezembro de 2015

ARTIGO - Posse de Ednilo Soárez (RV)

A POSSE DE 
EDNILO SOÁREZ
Reginaldo Vasconcelos*

Ednilo Gomes Soárez, por ocasião de 2ª Assembleia Geral Ordinária Anual da ACLJ, na noite do último dia 26 de novembro, tomou posse na Cadeira de nº 9 da nossa Academia, assento virtual do saudoso jornalista Armando Vasconcelos. Ednilo representa para a nossa Instituição uma imensa aquisição moral e cultural, em face do grande valor intelectual e humanístico que seu nome nos agrega.

Ex-oficial da Marinha Brasileira, atual empresário do ramo da educação, um dos continuadores do seu genitor à frente da Educadora Sete de Setembro, colégio e faculdade, ele é imortal da Academia Cearense de Letras, titular de sua Cadeira de nº 10, patroneada por Padre Mororó, e é o atual presidente do Instituto do Ceará – Histórico, Geográfico, Antropológico.

Sua obra se constitui principalmente de prosa, mas é sobretudo poético o seu estro literário, mercê de uma alma profundamente lírica, que produz da sua própria vivência uma bela crônica, a qual ressuma de seu discurso público – o amor ao pai, que inspirou o primeiro livro, a experiência na caserna, a longa vida boêmia no Rio de Janeiro, os casamentos, a sua maravilhosa união com a bela Fani, seu amor definitivo.

Somente os grandes bardos e filósofos são expectadores de si mesmos, capazes de analisar sua própria saga existencial com um magnífico distanciamento ontológico, fazendo a crítica isenta de erros veniais e acertos ciclópicos cometidos pela vida, estes últimos muito mais numerosos e importantes, no seu caso, aqueles outros validados pelas sempre boas intenções, porque “tudo vale a pena, se a alma não é pequena”, segundo Fernando Pessoa.



Na primeira imagem Ednilo Soárez recebe de sua mulher Fani e do proponente de seu nome, jornalista Wilson Ibiapina, os símbolos de sua investidura, respectivamente a pelerine ritual e o diploma.





Na segunda fotogravura Ednilo descerra com Fani o retrato pictórico de seu pai, pintado a óleo pelo artista plástico cearense Messias Batalha, obra que comporá a Galeria de Patronos Perpétuos da ACLJ – ele que é paraninfo da Comenda Educador Edílson Brasil Soares.




Nenhum comentário:

Postar um comentário