sábado, 19 de dezembro de 2015

NOTA ACADÊMICA - Sessão da Saudade de Paulo Aragão

SESSÃO DA SAUDADE
EM MEMÓRIA DE
PAULO MARIA DE ARAGÃO


                      


A condução do cerimonial da Sessão da Saudade de Paulo Maria de Aragão,  acadêmico acelejano falecido no dia 1º deste mês de dezembro, evento realizado hoje (19), no Palácio da Luz, sede da Academia Cearense de Letras, coube ao acadêmico Reginaldo Vasconcelos, Presidente em Exercício da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo (ACLJ).

A mesa de honra foi formada pelo poeta Paulo Ximenes, Diretor Tesoureiro da ACLJ; pelo Jornalista Vicente Alencar, Secretário-Geral; pela filha do homenageado, Carolina; e a Dra. Luciara Frota, irmã dele.


Como já é tradicional, nenhum dos convivas ocupou a quinta cadeira da mesa, virtualmente reservada ao homenageado, considerada a sua perpétua presença espiritual entre os confrades.


A Faculdade Cearense (FAC), de que o homenageado era professor, pela qual falou o lente e advogado George Fontenelle;

  












As seguintes entidades associaram-se a esta ACLJ na homenagem póstuma a Paulo Maria de Aragão:

A Academia Nacional de Saúde Militar, personificada no Professor Doutor e Coronel Nonato Soares Castro.

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Ceará, na pessoa do Dr. Rildson Martins;

A Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC), na pessoa da Desembargadora Gizela Nunes da Costa, representando a Dra. Yvone Dias Avelino.

O Instituo Frota Neto, pelo qual falou a Profa. Eugênia Désirée Frota.

Pela Sociedade Cearense de Cidadania, a Profa. Dra. Vilma Barreto Paiva. 

Os discursos, pejados de franqueza e sentimento,  foram muito densos e sintéticos, todos eles expressando aspectos do caráter de Pamaraga, testemunhados pelos que conviveram com ele.

Aqui se exaltou a bravura com que ele abraçava as boas causas; ali  referiu à sua profunda percuciência filosófica; acolá se tratou da evidência de seu grande gosto e de seu estro literário.

Assim, ao invés de cansar a audiência, os oradores, todos muito emocionados, comoveram os presentes, produzindo lágrimas e arrancando aplausos vigorosos.

A última manifestação foi reservada à Dra. Luciara Frota, irmã de Paulo Maria, sua maior amiga de toda a vida e sua grande confidente. 

Ao ser oficialmente declarada a vacância da cadeira 37, de que Paulo Aragão era titular e fundador, e aberta a sua sucessão, o jornalista Arnaldo Santos fez a proposição em plenário do nome da Dra. Luciara para concorrer aquela vaga – que aceitou a candidatura.

A proposta foi referendada pelos demais acadêmicos presentes, até porque a candidata reúne os requisitos necessários e os predicados exigidos para compor o sodalício – e o próprio Paulo Aragão já a recomendara informalmente.
Ao final, foi descerrado o retrato pictórico do Paulo Maria de Aragão, encomendado por ele mesmo dias antes de sua morte, ao atual retratista oficial da ACLJ, o artista plástico Messias Batalha.

Chamado para dividir com a Dra. Luciara o ato inaugural, da sua obra de arte, desvelando o quadro, o pintor se emocionou.  Comovido, justificou que não sendo dado à oratória, considerava que cada pincelada que dera na tela simbolizava uma palavra de carinho e de apreço para com o retratado.




Encerrada a solenidade, ao som da Ode Alencarina, Hino da ACLJ, belamente executada pela Banda de Música do Exército, os presente se confraternizaram e levaram os seus cumprimentos de pênsames à família do acadêmico falecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário