quarta-feira, 22 de maio de 2019

REUNIÃO NA TENDA ÁRABE (21.05.2019)

REUNIÃO NA TENDA ÁRABE
E MOMENTO LITERÁRIO 
DA EMBAIXADA


Na noite da última terça-feira (21.05.2019) reuniram-se na Tenda Árabe os acadêmicos Altino Farias, Reginaldo Vasconcelos, Arnaldo Santos, Rui Martinho Rodrigues, Adriano Vasconcelos, Paulo Ximenes e Vicente Alencar. Como convidado o agrônomo José Jackson Albuquerque, da Academia Metropolitana de Letras.


A experiência gastronômica da semana foi macarrão yakisoba, um prato de origem chinesa cujo nome significa, literalmente, "macarrão frito".

O prato, conhecido internacionalmente, é composto por legumes e verduras fritos juntamente com o macarrão e aos quais se agregam três tipos de carne – bovina, suína e de frango. É feito com macarrão do tipo lámen e é assim que é consumido em diversos lugares do mundo. É item do repertório culinário da família Vasconcelos.   

Seguiu-se à reunião a sessão de leitura de poesia e de prosa poética, o “Momento Literário da Embaixada da Cachaça”, evento cultural semanal instituído pelo Embaixador Altino Farias, Membro Titular Fundador da ACLJ.

Essa prática artística e performática, internacionalmente designada como poetry slam,  nasceu em Chicago, na Green Mill Tavern, em meados dos anos 80, por inciativa do escritor Marc Kelly Smith, disseminando-se por todo o país e depois pela Europa, e por outras partes do mundo. A palavra inglesa slam refere a poesia produzida para ser lida em público.




Nas imagens, Altino Farias, Roberto Paiva, Durval Aires Filho, Romeu Duarte, Reginaldo Vasconcelos, Maria de Jesus, José Jackson Albuquerque, Vicente Alencar, Luciano Maia, Sérgio Simonetti e Milton Nunes, que lançando mão de seus privilegiados recursos vocais, fez uma performance especial, recitando a poesia contida na letra da canção Violão Vadiode Baden Powell, que ele cantou à capela, nos vídeos abaixo.









Nenhum comentário:

Postar um comentário