quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

NOTA LITERÁRIA - Dona Fideralina


ACADÊMICOS
FALAM SOBRE
DONA FIDERALINA

Dona Fideralina foi uma legendária matriarca cearense, que viveu entre os Séculos XIX e XX no Cariri, a qual, uma vez órfã de pai e ficando viúva com uma prole numerosa, assumiu a liderança da família, administrando com mão de ferro a fazenda herdada, cercada de jagunços, e dominando a política de Lavras da Mangabeira, que ela mantinha aparelhada com seus inúmeros parentes.

O Prof. Rui Martinho Rodrigues, Presidente Emérito da ACLJ, graduado na área de saúde e em ciências jurídicas, Doutor em História e Mestre em Sociologia, acaba de editar um primoroso livro sobre essa instigante personagem, sobre a qual resolveu pesquisar nas diversas fontes disponíveis.

Fideralina Augusto Lima deixou uma legião de descendentes, dentre eles o atual Prefeito de Fortaleza, o médico Roberto Cláudio, e o Deputado Heitor Ferrer, também formado em medicina.

O mais novo integrante da ACLJ, o poeta Geraldo Amâncio, Titular da Cadeira patroneada por Patativa do Assaré, por seu turno, publicou em versos a história de Dona Fideralina, na obra “Fideralina Augusto – A Dama de Ferro”, obra da 
qual extraímos os versos abaixo:

A forte família Augusto,
Rica, famosa e guerreira,
Na base do mandonismo,
Do rifle e da cartucheira,
da opressão e do freio,
Mandou por um século e meio
Em Lavras da Mangabeira.

Desse clã uma mulher
É o vulto mais notável,
De uma resistência incrível,
De bravura incomparável,
É Dona Fideralina
Uma força feminina
Até hoje inigualável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário