terça-feira, 21 de junho de 2016

NOTA JORNALÍSTICA - Oito Anos Pelos Bares da Vida


OITO ANOS
PELOS BARES DA VIDA

O movimento Pelos Bares da Vida e seu órgão de imprensa oficial, o jornal virtual de mesmo nome, comemoraram na manhã deste último domingo, dia 19 de junho, seus oito anos de fundados, ao longo dos quais vêm acompanhando e divulgando a boemia mais civilizada da Cidade.



A comemoração, capitaneada pelo acelejano Altino Farias e seu sócio Áttila Vasconcelos, com as respectivas consortes Gorete e Ediane, aconteceu no Flórida Bar, como já é tradicional. 

A data coincide com o aniversário da Maria, a famosa directrice sênior do Flórida, que na oportunidade também foi alvo de homenagens. 

Maria foi celebrizada pelas suas participações no programa Leruaite, do comediante Falcão, na TV Ceará. Na imagem, Maria com Fernanda Karla, uma das integrantes do movimento Pelos Bares da Vida.

Durante o evento, o PBV agraciou com diplomas três bares tradicionais da cidade, nas pessoas de seus fundadores, quais sejam a Dona Lúcia, do Bar Buraco da Lúcia, Seu Nonato e Enéas Murta, do Bar do Seu Nonato, e o célebre Seu Chaguinha, do bar homônimo, que funcionou por 43 anos na Gentilândia, no foco universitário da UFC.


Na imagem Seu Chaguinha e a poetisa Concita Farias trocam cumprimentos, ela que também aniversaria na neste mês (30.06), e que é a decana da ala feminina da ACLJ, de que é Membro Titular e Fundadora Emérita. 





COMENTÁRIO:

Algumas correções necessárias à matéria sobre os 8 anos do PBV, para que os leitores não encontrem incongruências.

1. Chaguinha e Nonato são irmãos. No início eram sócios, e adquiriram uma segunda casa na mesma rua, Depois acabaram a sociedade e cada um ficou com seu bar. O começo dessas atividades data do ano de 1957, há 59 anos, portanto.

2. Manoel Ventura também foi agraciado, mas não pôde comparecer. O amigo Juarez Matos recebeu as honras por ele. Ele era dono do Bar do Ventura, que funcionou por 43 anos e foi recentemente fechado. Ele é conhecido como o “garoto do placar”, pois era ele quem trocava os números do placar do PV manualmente.

3. A Lúcia sedia em seu bar uma boa atividade cultural. Musical, principalmente. Músicos, arranjadores e compositores batem ponto lá. Ele sedia, também, o bloco Sanatório Geral, grande sucesso de pré-carnaval e carnaval.


Considero a comemoração no Flórida um grande acontecimento, pois reuniu os irmãos Chagas e Nonato, ambos com uma longuíssima trajetória na vida cultural dos bares cidade em um bairro tradicional como o Benfica, especificamente, Gentilândia. Além deles, Lúcia também presente, uma rara oportunidade.

Altino Farias
  

Um comentário:

  1. Considero a comemoração no Flórida um grande acontecimento, pois reuniu os irmçãos Chagas e Nonato, ambos com uma longuíssima trajetória na vida cultural dos bares cidade nem um bairro tradicional como o Benfica, especificamente, Gentilândia. Além deles, Lúcia também presente, uma rara oportunidade.

    ResponderExcluir