sexta-feira, 3 de junho de 2016

NOTA FÚNEBRE - Morre José Telles


MORRE JOSÉ TELLES

Faleceu ontem (02.06.16) em Fortaleza, aos 73 anos, em decorrência de um câncer de pâncreas, o poeta e médico anestesiologista José Telles, Diretor Cultural do Ideal Clube de Fortaleza e titular da Cadeira de nº 34 da Academia Cearense de Letras.

Homem franco e aparentemente sisudo, marcava o caráter de José Telles a disposição para ajudar, para servir, sempre prestativo com quem o procurasse, sempre pronto a colaborar e a socorrer – fosse na sua atividade médica, fosse no campo cultural.

Nos seus primeiros anos de existência, a ACLJ recorreu ao Telles muitas vezes, solicitando espaços do Ideal Clube para noites de autógrafos de livros de acadêmicos, exposições de artes plásticas que promoveu, e até a posse do Membro Titular Wilson Ibiapina, que, sob os auspícios de José Telles, ocorreu no chamado Terraço da Cultura do Ideal, em 2013.

A ACLJ esteve presente ao velório do grande médico e poeta, na manhã de hoje (03.06.16) no salão nobre do Palácio da Luz, sede da Academia Cearense de Letras, ali representada pelo seu Presidente em Exercício, Reginaldo Vasconcelos e pelo 2º Secretário Vicente Alencar, estando também presentes o nosso Membro Benemérito Lúcio Alcântara e o Membro Honorário Durval Aires Filho, que também são imortais da ACL.

Falaram em nome da ACL o seu Presidente, José Wilson Bezerra e, em nome dos acadêmicos, Juarez Leitão, que fez de improviso uma longa, comovida e belíssima oratória. Pronunciou-se pelo Ideal Clube o seu Presidente, Amarílio Cavalcante Júnior.

A família do falecido recomendou que não se fizessem manifestações religiosas, por orientação dele próprio (que era agnóstico), mas assim mesmo o Presidente Reginaldo Vasconcelos o homenageou dizendo o Padre Nosso em latim, para seguir uma tradição da ACLJ, que dessa maneira vem saudando diante do féretro os mais grados literatos que falecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário