quarta-feira, 15 de junho de 2016

CRÔNICA - Não Nos Venha Com Chorumelas (RV)

NÃO NOS VENHA
COM CHORUMELAS
Reginaldo Vasconcelos*


Ao assistir à atuação do Dr. José Eduardo Cardoso na defesa da Presidente da República afastada, durante os trabalhos da Comissão do Impeachment no Senador Federal, eu mato a saudade do grande ator precocemente falecido Francisco Milani, no papel do personagem cômico Pedro Pedreira, no antigo programa de TV Escolinha do Professor Raimundo, do nosso imenso comediante Chico Anysio.

Eduardo Cardoso faz indagações capciosas a testemunhas da acusação, mais ou menos como, por exemplo: “O Sr. ouviu diretamente da Presidente da República uma ordem para que se fizessem pedaladas fiscais, ou tem conhecimento de que haja documentos assinados por ela mandando que o Governo contratasse empréstimos com Bancos Federais?”. Diante da óbvia resposta negativa, na sua réplica Cardoso afirma triunfante que aquela resposta fora muito útil à defesa, por configurar a inocência da acusada.  

No mundo da comicidade assumida, Pedro Pedreira, por seu turno, arguido pelo Professor Raimundo sobre dados notórios da História, em vez de responder, instava o mestre que respondesse ele mesmo a sua própria indagação, para que ele pudesse confirmar ou negar a veracidade da resposta. Então, invariavelmente, ele discordava dos fatos históricos que Raimundo lhe apresentava, com o bordão enfático: “Há controvérsias!”.

Então, o aluno indagava ao professor se este podia apresentar documentos, fotos, depoimentos de testemunhas, enfim, provas cabais e irrefutáveis para comprovar o que afirmou. E requeria: “O brevê de aviador de Santos Dumont, tem?”; “Um exemplar de jornal tapuia anunciando a chegada de Cabral em Porto Seguro, na Bahia, tem?”; A ata de posse de Zumbi na presidência do Quilombo de Palmares, tem?.

Diante das óbvias respostas negativas do Professor Raimundo à existência dessas provas estapafúrdias e impossíveis, Pedro Pedreira encerrava a sua participação sentenciando: “Então, não me venha com chorumelas!”. 

Na vida real, enquanto o Brasil está afundado em uma crise monstruosa – econômica, política e moral – causada pela administração ruinosa da presidente processada e de seu antecessor, cujo partido tem uma infinidade de integrantes e aliados respondendo a ações penais por corrupção, alguns deles presos, ela própria objeto de investigações e de suspeitas, o Dr. Cardoso, na sua árdua missão de defender o indefensável, recorre a risíveis “chorumelas”. Seria cômico, se não fosse trágico.

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário