quarta-feira, 1 de junho de 2016

NOTA DE ESCLARECIMENTO - Encontro Fortuito


ENCONTRO FORTUITO

Compareceram à última assembleia aniversária da ACLJ o empresário Beto Studart, Presidente da Federação das Indústrias, para descerrar uma pintura retratando o seu antepassado Barão de Studart, e o radialista Ely Aguiar, para receber o título de melhor repórter policial do ano passado, que a nossa entidade lhe outorgou.

Setores da imprensa e a rede social, como o Blog do Roberto Moreira, do Portal do Diário do Nordeste, repercutiram o evento lhe emprestando conotação política, em virtude de Ely Aguiar ser deputado estadual e presidente de partido, e Beto Studart já haver concorrido em eleições, e presuntivamente nutrir ambições políticas. Todavia, a ACLJ é instituição laica, que não se compadece de política partidária.

A homenagem prestada ao radialista pela ACLJ não considerou a sua atuação parlamentar, pois foi dirigida unicamente à maneira a um só tempo austera e bem-humorada com que ele apresenta o seu programa de TV, informando objetiva e criticamente, e fazendo humor a sério, em vez de apelar para o sensacionalismo exacerbado, ao contrário do que fazem alguns, ou de se entregar ao escracho absoluto, diferentemente do que fazem outros tantos.

Por exemplo, Ely Aguiar prima em aplicar ao microfone termos do dialeto sertanejo e do tradicional e característico linguajar cearense, mas ao fazê-lo não se comporta como o homem culto que debocha dos simples, mas como o homem simples que se aculturou e graduou, entretanto reconhece a importância de se preservarem as raízes e variações idiomáticas, respeitando e cultuando os regionalismos como importantes valores populares, como fazia em seus versos o Patativa do Assaré.

Beto Studart, por seu turno, que é Membro Benemérito da ACLJ, estava presente à solenidade para inaugurar o retrato do médico e historiador Guilherme Studart, o Barão de Studart, obra patrocinada pelo Grupo Empresarial que ele preside, produzida para compor a Galeria dos Patronos Perpétuos da nossa entidade. 

O encontro foi, portanto, absolutamente aleatório. Um não sabia previamente da presença do outro. Nós focamos nos seres humanos, e naquilo que eles fazem pela cultura ou pela imprensa cearenses, e não no personagem político, social e profissional que eventualmente representem.  

A EDITORIA    

Nenhum comentário:

Postar um comentário