quinta-feira, 16 de junho de 2016

NOTA JORNALÍSTICA - Airton Queiroz Promove Exposição de Arte

AIRTON QUEIROZ PROMOVE EXPOSIÇÃO DE ARTE BRASILEIRA

O Chanceler Airton Queiroz inaugurou neste dia 16 de junho a mostra “Arte Brasileira na Coleção Fundação Edson Queiroz”, expondo no Espaço Cultural da Unifor o grande acervo de obras de grandes artistas plásticos brasileiros, reunido por ele ao longo dos anos. Airton Queiroz é Membro Benemérito da ACLJ.




ARTE BRASILEIRA

A Unifor sempre  incentivou as manifestações artísticas locais e nacionais como forma de sedimentar os valores culturais da sociedade cearense.

A mostra “Arte Brasileira na Coleção Fundação Edson Queiroz” é exemplo disso. Para compor a exposição, a Fundação Edson Queiroz construiu um acervo de arte brasileira do século 20 como poucas instituições no Brasil fora do eixo Rio-São Paulo puderam reunir; talvez nenhuma tão bem quanto a instituição cearense. A exposição está em cartaz no Espaço Cultural Unifor, com curadoria de Paulo Herkenhoff.

Palavras do curador

“Tanto a mostra como o catálogo foram desenvolvidos sob um rigoroso conceito que permite leituras historiográficas e transversais inovadoras da história da arte brasileira, fora da perspectiva habitual dos manuais didáticos. Nesses termos, a Unifor contribui para o debate nacional da arte brasileira. Na verdade, trata-se de uma constelação de pequenas exposições autônomas ou núcleos organizados sob perspectivas menos comuns”, diz Paulo Herkenhoff.

O acervo destaca-se pelas obras de artistas do porte de Eliseu Visconti, Lasar Segall, Alfredo Volpi, Antonio Bandeira, entre outros tantos nomes que engrandecem as artes visuais. “Com traços de diferentes estilos e técnicas, as obras possibilitam uma viagem pelo tempo e pela história, remetendo a referências artísticas mundialmente conhecidas”, destaca o curador.



Para Paulo Herkenhoff, o acervo vale também pela qualidade intrínseca das obras e o significado articulado entre elas. Para a escolha das obras, o curador privilegiou valores como excelência, singularidade, solidez do discurso, diferenças culturais presentes na formação do acervo. Para tanto, foi produzido um conjunto de leituras capaz de repensar a arte brasileira, ampliar o entendimento das linguagens e entender a dimensão global cultural representado pela coleção Unifor.

Maior coleção de artes visuais

Entre as universidades, o acervo artístico da Unifor só é superado pelo Museu D. João VI da UFRJ e pelo extraordinário Museu de Arte Contemporânea da USP, cujo ponto de partida foi o legado do casal Ciccilo Matarazzo e Yolanda Penteado. São duas universidades públicas, fato que eleva a Unifor à posição de detentora da maior e melhor coleção de artes visuais de uma universidade privada do país. Como é bem sabido, um museu é um monumento erigido à cultura, e sua origem – por que germinou, cresceu e deu frutos – é o reconhecimento devido aos que o incorporam à busca do saber, em favor de seu crescimento pessoal.

“Nessa ótica, o acervo da Fundação Edson Queiroz complementa, consolida e eleva o paradigma da rede de museus no Ceará, ao lado do Museu de Arte da Universidade do Ceará (1961) e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (1999). Destaca-se na coleção agora apresentada pela Unifor a singularidade de seu porte efetivamente nacional e, por isso mesmo, destinado a despertar interesse no meio cultural latino-americano”.

“A maior positividade da formação de uma coleção é situar a arte no âmbito da esfera pública, democratizando o que a rigor ainda é privilégio de poucos. O acervo da Unifor se constitui e já se prova um notável equipamento educacional, potente alavanca para a formação do público, a inclusão social, a formação do artista e a constituição da cidadania plena”, enfatiza Herkenhoff.
 


Exposição Coleção Airton Queiroz
Abertura: 15 de junho de 2016, às 20h
Visitação: 16 de junho a 18 de dezembro de 2016
Local: Espaço Cultural Airton Queiroz (Av. Washington Soares, 1321)
Mais informações: 3477.3319 

A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a sexta, de 9h às 19h; sábados, de 10h às 18h, e domingos, de 12h às 18h


Nenhum comentário:

Postar um comentário