terça-feira, 31 de maio de 2016

NOTA ACADÊMICA - 5ª AGA - Fim de Um Ciclo Glorioso


5ª ASSEMBLEIA GERAL
ANIVERSÁRIA
FIM DE UM CICLO
GLORIOSO

Coroada de pleno êxito a 5ª Assembleia Geral Aniversária da ACLJ, que ocorreu na noite de ontem, 30 de maio, e teve lugar no Palácio da Luz, sede da Academia Cearense de Letras. Foi a última reunião do seu primeiro lustro, divisor de águas entre a fase germinal da confraria, que se encerra agora em apoteose absoluta, para se cristalizar de forma estanque na história das academias literárias cearenses.

Conforme amplamente divulgado internamente, findo o processo ab cesus ad lustrum, a ACLJ Renovada resgata e reconduz todo o quadro de Membros Honorários e de Membros Beneméritos, enquanto o panteão dos Membros Efetivos, em que se compreendem os Titulares e os Correspondentes, foram sumariamente “sublimados”, conforme instrui o § 6º do art. 11 do Estatuto, combinado com o art. 16 do Regimento, ressalvados os integrantes da Decúria Diretiva.

Os acadêmicos que tiverem renovado o seu voto acadêmico e que não se possam enquadrar no § 1º do art. 16 do Regimento poderão requerer a portabilidade da sua titularidade para a ACLJ Renovada, indicando o Patrono Perpétuo da Cadeira, mantido ou renovado, concedendo-se-lhes neste caso o prazo de um ano anomalístico para que seja cumprido o art. 3º do Ato das Disposições Transitórias do Estatuto, se já não estiver este atendido.

Estiveram presentes  à solenidade, além de vários convidados, os acadêmicos acelejanos Rui Martinho Rodrigues, Adriano Vasconcelos, Arnaldo Santos, Vicente Alencar, Altino Farias, Fernando Dantas, Cândido Albuquerque, Geraldo Gadelha, Vianney Mesquita, Totonho Laprovitera, Amaro Penna, Moreira Brito, Reginaldo Vasconcelos, Geraldo Jesuino, Karla Karenina, Concita Farias, Descartes Gadelha, Alfredo Marques, Maria Josefina, e os Titulares Eméritos Augusto Borges e Nirez, honrando a casa com a sua maturidade.  

Virtualmente presentes, porque justificaram as suas ausências físicas com razões de força maior, por motivo de doença ou de viagem, o nosso Presidente de Honra Senador Cid Carvalho, Djalma Pinto, Cássio Borges, Roberto Moreira, Lúcio Alcântara, Ivens Dias Branco, Igor Queiroz Barroso, Ednilo Soares e Paulo Ximenes.  

Durante a solenidade dessa noite foi descerrado o retrato pictórico do Barão de Studart, pelo Membro Benemérito Beto Studart e sua mulher Ana Maria, ela que na oportunidade recebeu das mãos da poetisa Concita Farias a echarpe com o ideograma da ACLJ, peça institucional reservada às paracadêmicas beneméritas.

O casal Studart advertira de que se retiraria da solenidade incontinenti após o descerramento da pintura, em virtude de compromisso com jantar de negócios, todavia permaneceu até o encerramento da sessão, encantado com o desenrolar de sua pauta. A obra descerrada, assinada por Messias Batalha e patrocinada pelo Grupo Empresarial BSPAR, comporá a Galeria dos Patronos Perpétuos da ACLJ.

Foi ainda oficialmente empossado na dignidade de Membro Benemérito o artista plástico e sônico Descartes Gadelha, o qual, eleito e diplomado há muitos anos, somente agora recebeu a pelerine ritual, que lhe foi vestida pela confreira Karla Karenina, sob o fundo musical da versão do hino da ACLJ em ritmo de loa de Maracatu, de que ele é o compositor.

Na sequência, por eleição da ACLJ, recebeu o título de Melhor Repórter Policial do Ceará no ano de 2015 o radialista, jornalista, sociólogo, apresentador de TV e deputado estadual Ely Aguiar. O diploma lhe foi entregue pelo acadêmico Fernando Dantas. 



Ely foi ainda homenageado por monarquistas cearenses que se fizeram presentes, por haver ele manifestado em seu programa de TV reconhecimento da grandeza do Imperador Pedro II, Chefe de Estado em um Brasil democrático que abolira a escravatura, se abrira à imigração e brilhava no concerto das nações, estadista deposto por um golpe militar que instituiu essa república distorcida que atrasou o País e o levou à bancarrota. 

Na segunda parte da solenidade foi exibida no telão a sequência fotográfica descritiva da vida da ACLJ nestes primeiros cinco anos, deste a sua instalação, com imagens prospectivas das novas metas encetadas, toda a sequência comentada pelo acadêmico Reginaldo Vasconcelos, Presidente em Exercício.

A solenidade teve cobertura da TV Diário e se seguiu de coquetel. 



Abaixo, vídeo do descerramento do retrato do Barão de Studart, pelo Benemérito Beto Studart e sua mulher Ana Maria, e de trechos do roteiro histórico e iconográfico da ACLJ, pelo Presidente Reginaldo Vasconcelos, tendo na técnica Thiago Santos e Décio Carrilho.



   

 COMENTÁRIOS: 


Estive em São Luís, ontem fazendo palestra por isso não pude comparecer ao belo evento.

Comunico que meu novo livro “Inovações na Lei Eleitoral e a Ilusão da Ficha Limpa” versão e-book já se encontra disponível em amazona.

Djalma Pinto



Caros confrades,

Os primeiros cinco anos de atividades da ACLJ traduziram-se em um excelente e movimentado começo, fazendo-a diferente de suas congêneres em vários aspectos.

Muito por vir, muito a fazer ainda.

Vivas à Academia!

Altino Farias




Garbosos Acadêmicos,

Muito rica a documentação da 5ª Assembléia.
Parabéns a todos.

Saúde e Alegria.


Geraldo Gadelha.



Um comentário:

  1. Os primeiros cinco anos de atividades da ACLJ traduziram-se em um excelente e movimentado começo, fazendo-a diferente de suas congêneres em vários aspectos. Muito por vir, muito a fazer ainda.
    Vivas à Academia!

    Altino Farias

    ResponderExcluir