quinta-feira, 5 de maio de 2016

APRECIAÇÃO LITEROCIENTÍFICA - Educação Rural (VM)



EDUCAÇÃO RURAL
na Crônica
da Prof.a. Dr.a Lourdinha Brandão  (UFC)

Vianney Mesquita*


Os potros mais rebeldes, depois de domados, se transformam nos melhores cavalos (TEMÍSTOCLES).


Sob o aspecto exterior, limpa e currículo são dois vocábulos diametralmente opostos que em nada se comunicam. É essa aparência, porém, divisada na maioria das pessoas – maiormente por aquelas ligadas aos planos de instrução pública – que obscurece, na prática, a estreita relação latente no saber natural do meio agrário-agrícola com o reconhecimento estandardizado pelos programas oficiais.

A despeito do esforço de setores do Governo, de módulos da sociedade e de segmentos organizacionais, procura-se descaracterizar as culturas em nome da Global Village de que cuidou Marshal McLuhan, aportando-se na famigerada globalização que então comparece, soberana, não apenas nivelando economias, como também interferindo em todos os quadrantes da vida.

A símile das duas palavras há pouco exemplificadas constitui somente modelo das oposições entre a vida e a sapiência da communis opinio natural e do conhecimento científico. Essas contraposições constantemente são procedidas, como se a experiência telúrica não subsidiasse a produção da Ciência parcialmente unificada a que referiu Herbert Spencer, como inesgotável manancial para a formulação de corolários, hipóteses, leis, sistemas e assemelhados na atividade da demanda ordenada de explicações derradeiras para feitos humanos e da natureza.

A Professora Doutora Maria de Lourdes Peixoto Brandão, no seu estado de simbiose como vibrante pesquisadora dos meandros curriculares e enamorada perpétua da vida rural, busca, neste ensaio de erguido alcance, não desfazer este liame relacional de que se servem os dois lados, a fim de resguardar a cultura com a valoração dos fatos naturais dos curricula oficiais.

Pedagoga de ofício e por paixão, a autora dos escritos sob comentário arrima-se nas mais variadas fontes para coadjuvar e referenciar seus entendimentos múltiplos a respeito da escola rural, seus agentes e necessidades, legando-nos uma pesquisa de mérito incomum, fonte obrigatória para quem, doravante, intentar proceder ao exame de matérias de igual teor na seara educacional de qualidade.


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