EDUCAÇÃO RURAL
na Crônica
da Prof.a. Dr.a Lourdinha
Brandão (UFC)
Vianney Mesquita*
Os potros mais rebeldes, depois de domados, se
transformam nos melhores cavalos (TEMÍSTOCLES).
Sob
o aspecto exterior, limpa e currículo são dois
vocábulos diametralmente opostos que em nada se comunicam. É essa aparência,
porém, divisada na maioria das pessoas – maiormente por aquelas ligadas aos
planos de instrução pública – que obscurece, na prática, a estreita relação latente
no saber natural do meio agrário-agrícola com o reconhecimento estandardizado
pelos programas oficiais.
A
despeito do esforço de setores do Governo, de módulos da sociedade e de segmentos organizacionais, procura-se descaracterizar as culturas em nome da Global Village de que cuidou Marshal
McLuhan, aportando-se na famigerada globalização que então comparece, soberana,
não apenas nivelando economias, como também interferindo em todos os quadrantes
da vida.
A símile das duas palavras há pouco exemplificadas constitui somente modelo das oposições entre a vida e a sapiência da communis opinio natural e do conhecimento científico. Essas contraposições constantemente são procedidas, como se a experiência telúrica não subsidiasse a produção da Ciência parcialmente unificada a que referiu Herbert Spencer, como inesgotável manancial para a formulação de corolários, hipóteses, leis, sistemas e assemelhados na atividade da demanda ordenada de explicações derradeiras para feitos humanos e da natureza.
A
Professora Doutora Maria de Lourdes
Peixoto Brandão, no seu estado de simbiose como vibrante pesquisadora dos
meandros curriculares e enamorada perpétua da vida rural, busca, neste ensaio
de erguido alcance, não desfazer este liame relacional de que se servem os dois
lados, a fim de resguardar a cultura com a valoração dos fatos naturais dos curricula oficiais.
Pedagoga
de ofício e por paixão, a autora dos escritos sob comentário arrima-se nas mais
variadas fontes para coadjuvar e referenciar seus entendimentos múltiplos a
respeito da escola rural, seus
agentes e necessidades, legando-nos uma pesquisa de mérito incomum, fonte
obrigatória para quem, doravante, intentar proceder ao exame de matérias de
igual teor na seara educacional de qualidade.
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