quinta-feira, 26 de maio de 2016

NOTA ACADÊMICA - 5ª Assembleia Aniversária da ACLJ

5ª ASSEMBLEIA ANIVERSÁRIA
DA
ACLJ

Na noite da próxima segunda-feira, dia 30 de maio, a partir das 19:30h, realizar-se-á a 5ª Assembleia Aniversária da ACLJ, em auditório do Palácio da Luz, sede da Academia Cearense de Letras.

O evento marcará o término da primeira fase da nossa confraria e o início de sua refundação, divisor de águas entre a sua puberdade e a sua maturidade institucionais, rito de passagem que temos designado como “ab census ad lustrum.

A inspiração nos vem da Roma Antiga, em que, sob o título latino que se pode traduzir como “balanço de purificação”, se faziam a cada cinco anos a renovação administrativa e o censo patrimonial e demográfico da urbe.

Os romanos faziam ainda nessa oportunidade a purgação espiritual de seus cidadãos, com o sacrifício de animais domésticos, como touros e carneiros, processo que ocorreu de 566 aC, sob o Rei Sérvio, até 74 dC, no reinado de Vespasiano, portanto durante 640 anos.

Da pauta da Assembleia Aniversária da ACLJ consta principalmente uma retrospectiva histórica e fotográfica da nossa arcádia durante os últimos cinco anos, com a projeção de imagens dos muitos eventos acadêmicos realizados no período, seguindo o roteiro publicado na Revista da ACLJ, que traz o registro livresco desta sua primeira fase.


Far-se-á também durante a Assembleia uma prospecção das metas para a segunda fase, além de merecidas homenagens. A posse de membros já eleitos e a eleição de novos membros titulares, para suprir as eventuais defecções, serão realizadas em futuras Assembleias Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário